Coimbra voltou a encher-se de fé, tradição e emoção este domingo, 13 de julho, com a saída da procissão solene de regresso da imagem da Rainha Santa Isabel ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova. A Praça 8 de Maio encheu-se de fiéis para assistir à cerimónia, marcada por momentos de grande devoção.
Entre os muitos participantes, destacou-se Sónia Almeida, vestida a rigor de Rainha Santa, que percorreu as ruas de Coimbra em cumprimento de uma promessa. “Desde os seis meses até aos nove anos participei sempre na procissão por promessa. Agora, em adulta, continuo a fazê-lo por promessa”, conta.
Natural de Lisboa, mas com raízes familiares em Coimbra, Sónia revelou que esta ligação à Rainha Santa Isabel é antiga e profundamente sentida. “O meu pai é de Coimbra, toda a família paterna é de Coimbra” e foi assim que adquiriu o amor pela Rainha Santa Isabel.
PUBLICIDADE
Já participou na procissão de quinta-feira, e este domingo regressou, agora em trajes típicos, com um fato feito especialmente para si. Sobre o número de participantes, destacou o aumento de fiéis e a presença de mais irmandades em relação aos anos anteriores.
Durante as celebrações, foi também recordada a mensagem de paz associada à figura da Rainha Santa. Se na quinta-feira o apelo foi direto à paz no mundo, este domingo o Bispo destacou o legado de Isabel de Aragão e a importância da união e solidariedade entre todos.
“Todos somos uma grande família”, concluiu Sónia Almeida.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE