Economia

Vespas asiáticas e alterações climáticas estão a “matar” o nosso mel

António Alves | 9 meses atrás em 12-08-2023

A técnica apícola da Associação de Apicultores do Litoral Centro, Andrea Chasqueira, alertou este sábado, 12 de agosto, para a redução do número de apicultores e de colónias na região.

PUBLICIDADE

As vespas asiáticas, as alterações climáticas, a falta de água e consequente seca e as doenças associadas às abelhas são algumas das causas que levam a esta situação.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, a técnica explicou que a associação tem estado a trabalhar em conjunto com os atuais apicultores e com a população escolar. “Estamos a construir nas escolas armadilhas para as vespas asiáticas que, depois, são distribuídas gratuitamente junto dos apicultores”, referiu.

PUBLICIDADE

Este projeto inclui ainda ações de sensibilização para a importância da reciclagem e da aplicação de medidas que ajudem a reduzir o impacto das alterações climáticas.

A técnica apícola afirmou ainda que são os apicultores mais velhos que estão a abandonar este tipo de trabalho, cabendo aos mais novos resistir a algumas adversidades para manter a produção de mel.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Andrea Chasqueira

 

As declarações da técnica foram efetuadas à margem da inauguração da Feira do Mel e do Pão que decorre desde este sábado até terça-feira, 15 de agosto, na Alameda do Casino na vila do Luso.

Vítor Cruz é um dos produtores de mel presentes na iniciativa. Na entrevista ao Notícias de Coimbra, afirmou que este ano tirou menos mel do que nos anos anteriores. “Tirei cerca de 300 quilos de mel. Morreu muita colmeia”, disse.

As vespas asiáticas e os tratamentos pouco eficazes são as principais causas para a redução de produção nas três dezenas de colmeias que tem junto ao Parque de Campismo do Luso. “Já cheguei a ter 105”, lembrou ao Notícias de Coimbra.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Vítor Cruz

 

A Feira do Mel e do Pão é uma iniciativa conjunta entre a Associação de Apicultores do Centro Litoral e a Câmara Municipal da Mealhada que integra o programa de animação de Verão da vila termal do Luso. A entrada é gratuita.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE