Coimbra

Vereadores do PS querem mais alojamento para estudantes em Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 27-03-2023

“O Partido Socialista quer mais alojamento para estudantes, e por isso lançou um pacote inédito para a criação de mais camas ao longo de todo o país, com foco também em Coimbra com construção de novas residências universitárias e manutenção de algumas que atualmente existem”, afirmou, esta segunda-feira, 27 de março, na reunião do executivo municipal, o vereador do PS.

PUBLICIDADE

José Dias, referiu que não se pode perder “mais alojamento estudantil a custos baixos”, sublinhando que “as Repúblicas estudantis constituem um património histórico de Coimbra, forças vivas da cidade e que hoje fazem parte das soluções de alojamento de baixo custo para quem pretende seguir a via do ensino superior”.

O representante socialista realçou, ainda, que “as Repúblicas ocupam um espaço muito relevante na área da habitação, não devendo as mesmas ser excluídas das estratégias estruturais para esta área”.

PUBLICIDADE

Lembrando que “a Real República Rápo-Táxo e a República dos Fantasmas assumiram a intenção de aquisição do imóvel em que se encontram alojadas e lançaram simultaneamente, um repto à Universidade de Coimbra e à Câmara Municipal para que cada instituição conseguisse apoiar com 10% do valor do imóvel, tendo a instituição universitária avançado desde já com o apoio”, recordando que “compete aos municípios, nomeadamente no âmbito das suas competências em matéria de gestão urbanística e preservação do património, proteger e salvaguardar os estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local”.

José Dias acrescentou que as “Repúblicas devem ser prioritárias para o executivo municipal, quer ao nível do seu reconhecimento patrimonial, quer na aplicação de medidas que salvaguardem a sua existência, evitando a sua vulnerabilidade perante os interesses económicos do mercado imobiliário”.

PUBLICIDADE

publicidade

O vereador instou o executivo para aprovar “a atribuição de um apoio financeiro de 10% do valor do imóvel, que abrange a Real República Rápo-Táxo e a República dos Fantasmas, às associações gestoras deste património histórico de Coimbra”.

A oposição socialista apresentou uma moção nesse sentido, que foi rejeitada pelo presidente do município.

Segundo José Manuel Silva, a moção, por implicar uma despesa que não está cabimentada, “não é votável”.

O autarca realçou, ainda que “o executivo quer preservar as Repúblicas, reconhecendo o valor patrimonial e histórico”, mas lembra que há uma “limitação jurídica”.

O vereador Carlos Lopes, com o pelouro da juventude, referiu que a autarquia já pediu uma reunião com o Ministério da Habitação, por considerar que esta questão deverá ser resolvida pelo Estado central.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE