Coimbra

Vereadora Ana Bastos vai presidir aos Transportes Urbanos de Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 21-10-2021

O novo executivo da Câmara Municipal de Coimbra vai votar na sexta-feira a proposta para nomear a vereadora Ana Bastos como nova presidente dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

PUBLICIDADE

Na primeira reunião do executivo, no qual a coligação Juntos Somos Coimbra tem maioria absoluta, será votada a proposta de nomeação para o Conselho de Administração dos SMTUC, em que o presidente da Câmara, José Manuel Silva, propõe que a vereadora Ana Bastos (número três da lista) seja a presidente dos Transportes Urbanos, ficando como vogais os vereadores da coligação Carlos Lopes e Miguel Fonseca, refere o documento enviado hoje à agência Lusa pela autarquia.

Já relativamente à delegação de competências no presidente da Câmara de Coimbra, está prevista uma redução do valor para adjudicação de empreitadas e aquisição de bens e serviços, que ficará fixado a 50% do valor máximo previsto na lei, que se situa em 748 mil euros.

PUBLICIDADE

Na sexta-feira, será também votado o regimento das reuniões de Câmara, em que fica previsto que estas possam ser descentralizadas e realizadas noutro local do concelho (ao contrário do regimento anterior), que serão transmitidas via ‘online’ e que qualquer vereador, desde que “por motivo de força maior devidamente justificado”, poderá pedir para participar nas reuniões à distância.

No regimento, fica também previsto que “documentos de maior complexidade”, como o Orçamento Anual ou regulamentos, devem ser “disponibilizados com pelo menos cinco dias úteis de antecedência”.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da Câmara irá também propor que sejam fixados em sete o número de vereadores a tempo inteiro (seis da coligação e um da CDU).

Na reunião, serão também designados os representantes dos municípios em diversas assembleias gerais.

De acordo com o documento, José Manuel Silva vai representar a Câmara de Coimbra na Associação Nacional dos Municípios Portugueses, parque tecnológico IParque, Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Águas de Coimbra, Associação RUAS (entidade gestora do bem inscrito como Património Mundial da UNESCO), Instituto Pedro Nunes e Associação de Informática Região Centro.

O vice-presidente da Câmara, Francisco Veiga, representará Coimbra na Associação Portuguesa de Municípios Centro Histórico, Associação Caminhos de Fátima e Rota da Bairrada, entre outros.

Já Ana Bastos representa o município no fundo Coimbra Viva, Carlos Lopes na ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, Ana Oliveira na Prodeso – Ensino Profissional e na Associação Portuguesa Habitação Municipal, e Miguel Fonseca na Coimbra Mais Futuro e no Mercado Abastecedor de Coimbra (MAC), entre outras.

O novo executivo é liderado pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/CDS-PP/NC/PPM/A/RIR/VP), que conta com seis vereadores.

O PS, que preside à Assembleia Municipal, tem quatro vereadores e a CDU um.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE