Carolina Deslandes e os Calema são cabeças de cartaz das Festas do Concelho da Pampilhosa da Serra, no interior do distrito de Coimbra, que promovem o reencontro da população residente com a sua diáspora.
“Esta festa é o ponto de encontro de milhares e milhares de pampilhosenses que, na verdade, nunca abandonaram o seu território”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara, Jorge Custódio.
PUBLICIDADE
O autarca salientou que, de todos os concelhos do interior do distrito de Coimbra, Pampilhosa da Serra “é aquele em que se nota mais a população flutuante, cujo número de residentes quintuplica nos meses de julho e agosto”.
Agosto acaba por ser “o mês dos reencontros e das conversas que se prolongam, dos abraços e do regresso dos filhos da terra, aqueles que, mesmo longe, mantêm Pampilhosa da Serra como morada permanente no coração”.
Os festejos têm início quarta-feira e prolongam-se até domingo, 17 de agosto, tendo como epicentro a Praça do Regionalismo, no coração daquela vila serrana, que acolhe também a XXVI Feira de Artesanato e Gastronomia.
Ao longo de cinco dias, o palco principal recebe alguns dos maiores nomes da música portuguesa – Rosinha (quarta-feira), Calema (quinta-feira), Carolina Deslandes (sexta-feira), Van Zee (sábado) e Micaela (domingo).
O município providenciou ainda um segundo palco para a atuação de DJ assim que terminem os concertos, e um terceiro, junto à área da restauração, dedicado sobretudo ao folclore.
A Praça do Regionalismo acolhe também a XXVI Feira de Artesanato e Gastronomia, com a participação de 97 expositores, que retrata “a autenticidade, a hospitalidade e o espírito comunitário do território”.
O espaço comporta ainda quatro tasquinhas típicas – duas delas dinamizadas pelos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa da Serra – que assumem o papel de guardiãs da identidade culinária da região, através da confeção de refeições e petiscos tradicionais, com destaque para o maranho, a chanfana e a tigelada.
PUBLICIDADE