A cerimónia de hastear da Bandeira Azul e “Praia Acessível – Praia para Todos” na praia fluvial do Rebolim decorreu esta terça-feira, dia 15 de julho. A praia do Rebolim foi novamente distinguida com o galardão de Bandeira Azul e de praia acessível para todos, certificações que atestam o cumprimento das normas de qualidade ambiental deste espaço. A praia recebeu, também, pelo terceiro ano consecutivo, os símbolos ColorAdd, que possibilitam que a população daltónica identifique as cores das bandeiras hasteadas.
A praia fluvial do Rebolim foi distinguida, pelo quinto ano consecutivo, com o galardão de Bandeira Azul e de praia acessível para todos. Duas distinções que atestam as condições de excelência e de qualidade destas praias fluviais, pelo cumprimento de critérios de gestão e educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes, e também dos requisitos legais relativamente à acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.
A praia fluvial do Rebolim recebeu, ainda, a bandeira com os símbolos ColorAdd, numa parceria da Águas do Centro Litoral com a ColorAdd, ONG, cuja missão incide no apoio e na inclusão de pessoas com daltonismo. Os símbolos vão estar colocados nas bandeiras convencionais que sinalizam as condições dos rios. Desta forma, a população daltónica consegue identificar, a cada momento, a bandeira hasteada.
A distinção de Bandeira Azul é atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, que representa a Foundation for Environmental Education em Portugal, com o apoio da Associação Portuguesa do Ambiente (APA) e de outras entidades com responsabilidades na gestão das praias. O galardão pretende promover o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portes de recreio, marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com informação e educação ambiental, qualidade da água balnear, gestão ambiental, segurança e serviços, responsabilidade social e envolvimento comunitário.
Já a classificação “Praia Acessível – Praia para Todos” é atribuída pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, com colaboração da APA e do Turismo de Portugal, e garante o cumprimento dos requisitos legais em vigor relativamente à acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
PUBLICIDADE
Também a praia fluvial de Palheiros e Zorro foi novamente distinguida com o galardão de Bandeira Azul e de praia acessível para todos. Recorda-se, ainda, que este ano a época balnear decorre até ao próximo dia 15 de setembro, na praia fluvial de Palheiros e Zorro, e até 30 de setembro, na praia fluvial do Rebolim.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE