Região

Vento arrasa torre de emissão da MundialFM em Vila Nova de Poiares

Notícias de Coimbra | 30 minutos atrás em 28-01-2026

Imagem: Mundialfm | Facebook

A torre de emissão da rádio MundialFM, de Vila Nova de Poiares, foi derrubada pelos ventos fortes sentidos na última madrugada, estando a estação a emitir apenas no ‘online’.

PUBLICIDADE

publicidade

“Foram os ventos de 190 km/hora [que] derrubaram a torre toda”, afirmou à Lusa Nuno Soares, presidente da direção da MundialFM, lembrando que a torre já tinha caído na sequência da passagem da tempestade Leslie, em 2018.

A estação de rádio está atualmente sem emissão em FM, mantendo-se “para já” no ‘online’.

“Não há feridos. Fomos rapidamente desligar tudo o que seja sistemas que possam comprometer qualquer pessoa que lá tocasse. Neste momento, está tudo desligado”, adiantou.

À Lusa, Nuno Soares indicou que a situação já foi comunicada à Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

“Estamos a ponderar a possibilidade de não reerguer [a torre] naquele ponto. O ponto é problemático. A estação vai ficar algum tempo fora do ar”, acrescentou.

Nuno Soares disse que a torre estava no “enfiamento de onde passou a força toda” do vento e, por isso, “foi toda abaixo”, salientando que tinha sido inspecionada recentemente pela Anacom.

“Não havia problema nenhum. Não há seguros para estas coisas, daí que a parte financeira fica muito afetada”, frisou.

A passagem da depressão Kristin pelo território português provocou dois mortos e vários desalojados, com a Proteção Civil a registar mais de 2.600 ocorrências durante a madrugada e manhã de hoje.

Quedas de árvores e de estruturas foram as principais ocorrências, que afetaram sobretudo os distritos de Leiria (por onde a depressão entrou no território continental), Coimbra, Santarém e Lisboa.

Vento, chuva, neve e agitação marítima têm motivado o corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, bem como o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações.

A Proteção Civil está em estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, e há avisos meteorológicos vermelhos (nível mais grave) em toda a costa do continente.