Primeira Página
Vem aí o Leonardo e não é o DiCaprio: Este traz chuva e ventos de 100 km/h
Imagem: Tiago Silva
Depois do impacto severo deixado pela depressão Kristin, um novo sistema meteorológico, batizado de tempestade Leonardo, está a caminho e deve afetar o estado do tempo em todo o país já a partir de quarta-feira, 4 de fevereiro.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) nomeou hoje a depressão Leonardo, que atualmente se encontra no Atlântico norte e que, associada a um sistema frontal, vai trazer condições atmosféricas adversas para Portugal continental e para os Açores nos próximos dias.
A tempestade poderá provocar chuva abundante e persistente, intensificada por um rio atmosférico — um fluxo intenso de vapor de água que intensifica a precipitação no território. Esta chuva poderá acumular em poucas horas volumes de água equivalentes a vários dias de chuva de inverno, aumentando o risco de inundações, galgamentos e cheias de rios.
O aviso meteorológico indica que as regiões do Norte e Centro serão especialmente afetadas entre terça e quarta-feira, com precipitação acumulada que pode exceder 100 mm a 150 mm em algumas áreas, enquanto no Sul e no Barlavento Algarvio a chuva continuará intensa com risco elevado de cheias.
Além da chuva, rajadas de vento significativas estão previstas, com velocidades que poderão atingir 110 km/h nos Grupos Ocidental e Central dos Açores e perto de 100 km/h no Grupo Oriental, acompanhadas de forte agitação marítima com ondas que poderão ultrapassar os 8 a 10 metros de altura nas ilhas. “Traz chuva persistente, vento forte e um risco agravado de cheias”, num inverno que não dá tréguas, indica ao Expresso Nuno Lopes, chefe do serviço de meteorologia do IPMA.
Já foram emitidos avisos meteorológicos para várias regiões, incluindo aviso vermelho para agitação marítima no Grupo Ocidental e aviso laranja de vento nos Grupos Ocidental e Central dos Açores, com recomendações para a população acompanhar a evolução da situação e seguir as orientações das autoridades locais e da Proteção Civil.
Meteorologistas alertam que o país está num período de instabilidade climática prolongada, com várias tempestades sucessivas ao longo do inverno europeu de 2025-2026, incluindo Harry, Joseph e Kristin, e agora Leonardo, o que aumenta a preocupação quanto ao risco de eventos extremos e impactos persistentes nas próximas semanas.