Desporto

Vem aí o Ameal Trail. São 18 km que terminam com caldo verde e bifana

António Alves | 4 meses atrás em 10-01-2024

A localidade do Ameal, no concelho de Coimbra, vai acolher no dia 14 de abril a 2ª edição do Ameal Trail – Alves e Rasteiro. Uma prova de dificuldade média composta por dois trails de 18 e 12 quilómetros e uma caminhada de 10 quilómetros.

PUBLICIDADE

A partida está prevista para as 09:00 no Campo de Futebol do Ameal. De acordo com a Associação Recreativa e Desportiva do Ameal (ARDA), os participantes vão passar pelo Ameal, Vila Pouca, Anobra e regressam, de novo, ao local onde foi dado o tiro de partida.

“A nossa primeira edição foi um autêntico sucesso pois contou com 750 inscritos vindos de 16 dos 18 distritos de Portugal e estiveram representadas 7 nacionalidades (angolana, brasileira, francesa, italiana, portuguesa, ucraniana e venezuelana)”, afirmou o responsável Telmo Santos.

PUBLICIDADE

Perante este elevado número de participantes, os organizadores decidiram candidatar o trail curto de 18 quilómetros ao Circuito Distrital de Trail de Coimbra. Uma candidatura que foi aprovada, mantendo-se as restantes competições abertas a atletas a partir dos 18 anos.

Na prova de 18 quilómetros (trail curto) e 12 quilómetros (mini trail), está prevista a atribuição de prémios aos três primeiros classificados de cada escalão etário e aos três primeiros da classificação geral. Serão também premiadas a equipa mais numerosa, o atleta masculino e feminino mais velho na vertente competição e o atleta mais velho na vertente caminhada.

PUBLICIDADE

publicidade

As inscrições estão abertas, estando já garantida a presença de meio milhar de atletas. “O nosso objetivo é atingir o milhar de inscrições”, disse Telmo Santos.

Até 28 de fevereiro, os preços variam entre 17 euros (Trail Curto), 14 euros (Mini Trail) e 11 euros (Caminhada). Depois dessa data, e até ao dia 26 de março, os valores sobem, respetivamente, para 19, 16 e 13 euros.

Cada atleta tem direito a dorsal, abastecimento, t-shirt técnica, medalha de finalista, seguro de acidentes pessoais, banho e almoço final (caldo verde, bifana e bebida).

Para além desta prova, e que foi criada para incentivar a prática desportiva na aldeia às portas de Coimbra, a ARDA decidiu criar uma equipa federada de trail. Neste momento, já contam com 30 atletas inscritos, tendo participado entre setembro e dezembro do ano passado em 41 provas.

Os resultados são bastante positivos, pois os atletas da ARDA atingiram o pódio em 15 competições. Um dos destaques vai para a equipa feminina que chegou ao 3º lugar no Trail do Sarilho. Um resultado que motiva os responsáveis do clube “a fazer mais e melhor”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE