A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou uma proposta para alterar os horários das tarifas diferenciadas de eletricidade, abrindo a iniciativa a consulta pública.
Segundo a entidade, citada pelo Correio da Manhã, a revisão tem como objetivo “adequar os períodos horários à evolução dos padrões de consumo e produção elétrica”.
A proposta mantém a duração diária dos períodos de ponta, cheia, vazio normal e super vazio, ajustando apenas o início e o fim de cada período, de forma a otimizar a utilização das redes elétricas.
PUBLICIDADE
Para os clientes com opção bi-horária, o período fora de vazio passará a começar às 9h00 e terminar às 23h00, um atraso de uma hora no ciclo diário, e nos dias úteis do ciclo semanal o período será das 7h30 às 0h30, um ajuste de meia hora.
No caso das tarifas tri-horárias e tetra-horárias, a principal alteração será a concentração das horas de ponta sobretudo no final do dia, eliminando os períodos de ponta durante a manhã e no início da tarde.
A ERSE sublinha que estas mudanças visam acompanhar a evolução dos padrões de consumo e produção de energia, promovendo uma utilização mais eficiente da rede elétrica.
PUBLICIDADE
