A partir das 15:00 desta quinta-feira está prevista precipitação intensa, que vai atingir todo o país e se prolonga até segunda-feira. Carlos Luís Tavares, do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra, deixa o aviso e dá conselhos para prevenir danos e acidentes.
“Vamos ter para os próximos dias precipitação intensa com valores acumulados acima daquilo que é normal”, diz o comandante, dando conta de um agravar da situação na noite de sábado com maior risco junto à orla marítima.
PUBLICIDADE
As zonas urbanas são as mais vulneráveis e inundações rápidas são “expetáveis”, sobretudo nas zonas históricas e com mais dificuldades de escoamento, informa Carlos Luís Tavares, dando conta ainda do risco de cheias em cursos mais pequenos de água.
O comandante aconselha a que cada um faça a limpeza das zonas de escoamento à sua porta, avisa também que é necessário “ter cuidado na condução, com os lençóis de água e quedas de barreiras”.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o distrito de Coimbra vai estar sob aviso amarelo entre as 17:00 de quinta-feira e as 03:00 de sexta. Também Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Setúbal, Lisboa e Santarém estarão sob este aviso. Na sexta e pelo menos até às 06:00 de sábado, os restantes quatro distritos – Portalegre, Évora, Beja e Faro – também ficam incluídos neste grupo.
O IPMA prevê a partir desta quinta-feira períodos de chuva, que pode ser por vezes forte, descida da temperatura máxima e vento moderado a forte nas terras altas. O aviso amarelo é emitido sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Veja aqui o direto NDC com o comandante Carlos Luís Tavares:
PUBLICIDADE