Primeira Página

Vem aí a semana de 11 dias para provar a “melhor chanfana” de Vila Nova de Poiares

António Alves | 6 meses atrás em 05-01-2024

A Capital Universal da Chanfana recebe, entre 12 e 22 de janeiro de 2024, mais uma Semana de 11 dias deste prato típico regional que é considerado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. Este prato será servido em 10 restaurantes do concelho com a garantia de que à mesa irá ser servida a melhor carne assada em caçoilo de barro preto.

PUBLICIDADE

Ao longo deste evento, vão estar de portas abertas o quartel dos Voluntários da vila, o Centro Difusor de Artesanato da ADIP e a Capela de Santo António em S. Miguel, e que é classificada como património imaterial do concelho.

O Clube Motard de Poiares vai promover um passeio de motos com passagem pelos restaurantes aderentes, bem como a Associação “Duas Mãos, Quatro Patas” irá organizar a 22 de janeiro um dia em que pretende conquistar novos donos para animais recolhidos no concelho.

PUBLICIDADE

A apresentação do livro “Cães e Lobos comem todos – Diário Satírico da Desumanidade”, da autoria de Casimiro Simões, e que contará com a presença de familiares de Carranca Redondo e Rui Nabeiro.

Carregue na galeria sobre a conferência de imprensa de apresentação da Semana da Chanfana

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Este ano, a Confraria da Chanfana espera bater o recorde de 10.000 visitantes ao longo destes 11 dias. Durante este período, está garantido que os visitantes terão acesso à melhor Chanfana feita com a melhor carne de cabra “com alguma idade, um bom vinho sem ser carrascão, uma cabeça de alho cortada ao meio , louro, piri-piri, sal qb e entre 4 a 5 horas no forno de lenha”.

O município de Vila Nova de Poiares apoia esta iniciativa com a presença no concelho do camião do programa da SIC “Domingão” durante a tarde de domingo, 14 de janeiro. “O percurso terá em conta a passagem junto aos 10 restaurantes aderentes para, dessa forma, ajudar a promover o território”, afirmou o autarca João Miguel Henriques.

Este ano, a Semana da Chanfana conta com o apoio da Associação Empresarial de Poiares para, dessa forma, ajudar a divulgar mais o evento.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Madalena Carrito, mordomo-mor da Confraria da Chanfana

O presidente da Turismo Centro de Portugal, Raúl Almeida, agradeceu à Confraria da Chanfana pelo trabalho realizado na defesa deste património gastronómico. Ainda mais quando uma boa parte destes visitantes viajam em busca de muitos dos pratos típicos existentes a nível nacional.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a apresentação da Semana da Chanfana

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE