Coimbra

Veleiro em risco de afundamento na Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 20-05-2018

 O Capitão do Porto da Figueira da Foz, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, coordenou, durante a madrugada de hoje, dia 20 de maio, uma operação de salvamento ao veleiro “OBADA”, de bandeira belga, com dois tripulantes holandeses a bordo, que declarou emergência, motivada por perigo de afundamento, quando se encontrava a cerca de 5 km a norte da Praia de Quiaios, a norte do Cabo Mondego, no concelho da Figueira da Foz.

PUBLICIDADE


​​O alerta foi dado  às 00h08, tendo sido, de imediato, empenhada a embarcação semirrígida (SR-42), do Instituto de Socorros a Náufragos, e acionada a Embarcação de Alta Velocidade “Portimão”, da Polícia Marítima, para a última posição conhecida do veleiro.

Às 02:35, o veleiro encontrava-se sem propulsão, a cerca de 100 metros da praia, envolto num banco de nevoeiro. Após várias tentativas, a embarcação salva-vidas da Figueira da Foz conseguiu passar um cabo para o veleiro, que se encontrava já encalhado, e afastar a embarcação da zona de rebentação.

PUBLICIDADE

A operação de salvamento terminou após a conclusão do reboque ao veleiro acidentado pela embarcação salva-vidas, com o apoio próximo da embarcação da Polícia Marítima, tendo atracado na Marina do Porto da Figueira da Foz, cerca das 05:00, sem necessidade de apoio médico para os tripulantes.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE