Mundo

Vela causa incêndio em unidade covid-19 e faz três mortos

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 29-12-2021

Um incêndio desencadeado por uma vela destruiu uma unidade de cuidados intensivos para doentes com covid-19 na Ucrânia, fazendo pelo menos três mortos e quatro feridos, anunciaram hoje os serviços de emergência.

PUBLICIDADE

Segundo esta fonte, um funcionário do hospital acendeu na terça-feira à noite uma vela para prestar homenagem a um doente recentemente morto com covid naquele hospital da cidade de Kossiv, no oeste do país.

Mas, em contacto com o ar saturado da unidade de cuidados intensivos, onde estavam em funcionamento cinco concentradores de oxigénio, essa fonte de calor “imediatamente” incendiou os equipamentos médicos.

PUBLICIDADE

“A ignorância das leis elementares da física e o desprezo das regras de segurança levaram a perdas irreparáveis”, lamentaram os serviços de emergência em comunicado.

Três pessoas, duas das quais doentes, morreram no incêndio ocorrido no rés-do-chão do edifício. A identidade da terceira vítima mortal é ainda desconhecida, bem como o paradeiro do funcionário que acendeu a vela.

PUBLICIDADE

publicidade

Outras quatro pessoas ficaram feridas, duas delas com queimaduras muito graves, acrescentou a mesma fonte.

Na Ucrânia, tal como em toda a ex-União Soviética, os incêndios e outros acidentes em hospitais ou lares de idosos são frequentes, devido a infraestruturas degradadas ou negligência.

Em fevereiro, quatro pessoas morreram no incêndio de uma unidade para doentes com covid-19 em Zaporokhie, no sul do país.

No mesmo mês, um doente com covid morreu na explosão de uma fonte de oxigénio num hospital de Tchernivtsi, no oeste da Ucrânia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE