Coimbra

Veja se pode sair sair de casa ou ir almoçar fora. Conheça as restrições para este fim-de-semana

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 12-12-2020

Os 113 municípios em risco muito elevado ou extremamente elevado de transmissão de covid-19 voltam hoje a ter recolher obrigatório a partir das 13:00, com o comércio e a restauração a ter também de fechar portas a essa hora.

PUBLICIDADE

É o quinto fim de semana consecutivo em que a proibição de circulação na via pública a partir das 13:00 ao fim de semana é aplicada nos concelhos considerados de risco muito elevado ou extremo de transmissão pelo novo coronavírus, com 113 municípios atualmente incluídos nestes dois níveis de risco.

PUBLICIDADE

A decisão de manter esta restrição neste e no próximo fim de semana foi anunciada na semana passada pelo primeiro-ministro, António Costa, que disse que a estratégia do Governo é manter o esquema em vigor até ao Natal, reduzindo depois um pouco as restrições nas festas.

Assim, nos 113 municípios em risco muito elevado ou extremamente elevado de transmissão de covid-19 é proibido circular na via pública entre as 13:00 e as 05:00.

PUBLICIDADE

publicidade

Os estabelecimentos comerciais apenas podem funcionar entre as 08:00 e as 13:00. A restauração pode funcionar depois desse horário, mas apenas para ‘take-away’ e entregas ao domicílio.

São consideradas exceções à obrigatoriedade de encerramento às 13:00 os estabelecimentos de venda a retalho de produtos alimentares, bem como naturais ou dietéticos, de saúde e higiene que disponham de uma área de venda ou prestação de serviços igual ou inferior a 200 metros quadrados, com entrada autónoma e independente a partir da via pública.

Em novembro, o executivo dividiu os 278 municípios do continente em quatro grupos, consoante o nível de risco de transmissão – moderado, elevado (entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes), muito elevado (entre 480 e 960) e extremamente elevado (mais de 960). As listas podem ser consultadas em www.covid19estamoson.gov.pt.

Atualmente 35 concelhos estão no nível de risco extremo e 78 municípios no nível de risco muito elevado.

No ‘patamar’ de risco elevado estão 92 concelhos e 73 estão no nível de risco moderado (com menos de 240 casos).

Na Região de Coimbra, estas restrições vão atingir os concelhos de Miranda do Corvo, Condeixa, Mortágua, Soure, Cantanhede, Figueira da Foz, Pampilhosa da Serra e Penacova.

Nos restantes concelhos da Região de Coimbra (Oliveira do Hospital,  Coimbra, Lousã, Mira, Penela, Vila Nova de Poiares, Arganil, Montemor-o-Velho, Tábua e Góis) não se aplicam estas medidas.

Os concelhos de Risco Muito Elevado:

Águeda, Aguiar da Beira, Alandroal, Albergaria-a-Velha, Alcanena, Alfândega da Fé, Alijó, Almada, Amarante, Amares, Anadia, Ansião, Arcos de Valdevez, Arouca, Aveiro, Azambuja ,Baião, Barreiro, Boticas, Bragança, Caminha, Cantanhede, Cartaxo, Castelo Branco,Castelo de Paiva,Celorico de Basto, Chamusca, Cinfães, Condeixa-a Nova, Covilhã, Crato,Cuba, Estarreja, Figueira da Foz, Gondomar, Gouveia, Guarda, Ílhavo,Lamego, Lisboa, Loures, Maia, Manteigas, Marco de Canaveses, Matosinhos, Miranda do Douro, Mirandela, Mortágua, Mourão, Murça, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Pampilhosa da Serra, Penacova, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Porto, Rio Maior, Sabugal, Sardoal, Sátão, Seia, Serpa, Soure,  Tarouca, Torre de Moncorvo, Torres Vedras, Vale de Cambra, Valongo, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia,Vila Nova de Paiva,Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Vila Verde e Vimioso.

Os concelhos de Risco Extremamente Elevado: 

Armamar, Barcelos, Belmonte, Braga, Cabeceiras de Basto, Chaves, Espinho, Esposende, Fafe, Felgueiras, Freixo de Espada à Cinta, Gavião, Guimarães, Lousada, Macedo de Cavaleiros, Marvão, Miranda do Corvo,Mondim de Basto, Nisa,Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Portalegre, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso,São João da Madeira, Trofa, Valença,  Valpaços, Vieira do Minho,Vila do Conde,Vila Nova de Famalicão e Vizela.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE