MOBILIDADE

Veículos modernos estão a reduzir a visão do condutor (há mais ângulos mortos)

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 15-10-2025

Um novo estudo do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) alerta que os ângulos mortos dos veículos modernos aumentaram significativamente nos últimos 25 anos, reduzindo a visibilidade dos condutores e potencialmente aumentando o risco de acidentes.

A pesquisa, conduzida pelo Volpe Center, do Departamento de Transportes dos EUA, analisou modelos populares como Chevrolet Suburban, Ford F-150, Honda CR-V, Jeep Grand Cherokee, Toyota Camry e Honda Accord, comparando veículos de 1997 a 2023.

Os resultados mostram que a visibilidade frontal em um raio de 10 metros diminuiu até 58% em alguns SUVs, devido principalmente ao aumento da altura do capô e ao tamanho dos pilares e espelhos, que bloqueiam parte da visão do condutor. Por outro lado, carros ligeiros como o Accord e o Camry apresentaram reduções de visibilidade inferiores a 8%, pode ler-se no pplware.

PUBLICIDADE

Para chegar a estas conclusões, o IIHS desenvolveu uma nova técnica de medição, utilizando câmeras de 360° e software especializado para criar mapas detalhados dos ângulos mortos de cada veículo. A ferramenta permite comparar modelos diferentes e avaliar como o design afeta o risco de atropelamentos e acidentes.

Os investigadores alertam que a diminuição da visibilidade pode estar ligada ao aumento de mortes de peões e ciclistas, que cresceram mais de 35% nos últimos 25 anos. Segundo eles, compreender e reduzir os ângulos mortos é essencial para melhorar a segurança nas estradas e salvar vidas.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE