Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

O Sexo e a Cidade

Vaticano aconselha transferir para setembro procissões da Semana Santa

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 20-03-2020

 O Vaticano emitiu hoje uma declaração a sugerir que nas celebrações da Páscoa, as habituais procissões da Semana Santa sejam realizadas em 14 e 15 de setembro devido à pandemia de Covid-19.

PUBLICIDADE

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos refere num documento hoje divulgado que as “expressões de piedade popular e as procissões que enriquecem os dias da Semana Santa e do tríduo pascal, podem, por decisão dos bispos diocesanos, ser transferidas para outros dias convenientes, como, por exemplo, 14 e 15 de setembro”.

O documento dá liberdade de decisão aos bispos, mas estabelece indicações “neste momento difícil em que se vive por causa da pandemia de Covid-19, considerando o impedimento de celebrar a liturgia em comunidade”.

PUBLICIDADE

publicidade

A nota adianta que “somente a missa do crisma, na qual os óleos usados para os sacramentos durante o ano são abençoados, pode ser adiada, o que não é possível nos demais atos da Semana Santa”.

A Congregação pede que, mesmo que as missas do chamado Tríduo Pascal sejam feitas sem pessoas, “os fiéis sejam notificados do seu início, para que possam orar nas suas próprias casas” e que seja apoiado o uso dos media e das tecnologias para divulgá-las.

PUBLICIDADE

As orientações emitidas hoje avançam que na quinta-feira santa seja celebrada missa, mesmo que sem assistência, mas não se realize a cerimónia de lavagem dos pés, bem como a procissão final.

Na sexta-feira Santa, os padres são convidados a rezar a missa, mas na missa da Vigília, celebrada no sábado, é sugerido que não seja realizada a procissão.

No Vaticano, embora tenha sido anunciado que os atos da semana santa seriam realizados sem os fiéis, ainda não foi anunciado de que maneira o papa Francisco decidirá celebrá-los e se a tradicional bênção ‘Urbi et Orbi’ ocorrerá ou o que acontecerá com o Caminho da Cruz, que era tradicionalmente realizado no Coliseu de Roma.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com