Coimbra

Vasco Gervásio perpetuado com nome de rua em Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 02-07-2022

Foi na tarde deste sábado, que Coimbra  prestou homenagem ao antigo atleta da Académica, Vasco Gervásio, com a inauguração simbólica da placa que indica o topónimo de uma nova artéria da cidade, perpendicular à Rua Teófilo Braga, na Freguesia de Santo António dos Olivais.

PUBLICIDADE

Com a atribuição do nome do antigo futebolista e dirigente desportivo a este arruamento perpetua-se um dos maiores nomes da história da Académica, como realçou o antigo companheiro de equipa José Belo, na cerimónia que contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Coimbra, Francisco Veiga, do presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Francisco Rodeiro, bem como da família, amigos e antigos colegas da Briosa.

No seu discurso, Francisco Veiga enalteceu a prestação do antigo capitão da Académica, vincando que Coimbra orgulha-se de ter pessoas com as qualidades do homenageado.

PUBLICIDADE

” É uma honra para a Junta de Freguesia de santo António dos Olivais ter no seu território a Rua Vasco Gervásio, uma figura ímpar do desporto nacional”, sublinhou Francisco Rodeiro.

Já a esposa, Helena Gervásio, agradeceu a Coimbra por não se ter esquecido do marido, mostrando-se emocionada com a homenagem.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao Notícias de Coimbra, o atual presidente da Académica, Miguel Ribeiro, recordou o excelente profissional e o seu trajeto que tanto orgulha o emblema dos estudantes.

Vasco Manuel Vieira Pereira Gervásio, conhecido simplesmente por Gervásio foi um antigo futebolista e dirigente desportivo português que se notabilizou ao serviço da Académica, clube que representou entre 1962 e 1979, durante este período, fez 430 jogos, dos quais 284 com a braçadeira de capitão.

Depois de abandonar a competição, continuou a dedicar-se ao seu clube de sempre, tendo sido treinador e posteriormente vice-presidente da Académica entre 2003 e 2008.

Faleceu em Coimbra, aos 65 anos de idade, vítima de doença prolongada, no dia 3 de julho de 2009.

Veja o direto NDC com a entrevista a Francisco Rodeiro:

Veja o direto NDC com o presidente da Académica, Miguel Ribeiro:

Veja o direto NDC com a entrevista a Helena Gervásio:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE