Portugal

Várias greves anunciadas até dezembro em Portugal

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 02-11-2022

As greves voltam em força antes da votação final do Orçamento do Estado para 2023, prevista para 25 de novembro. São várias as contestações anunciadas até dezembro, em Portugal.

PUBLICIDADE

Na segunda-feira (31 de outubro) começou a greve dos CTT, que continua esta quarta-feira, provocando perturbações na distribuição de correio e encomendas.

Também esta quarta-feira manifestam-se os professores e educadores, numa greve nacional motivada, segundo a FENPROF, pelo facto de o Governo “ignorar” a realidade que se vive no setor” e pela “falta de investimento e valorização profissional”. A concentração está marcada para as 15h00, junto à Assembleia da República.

PUBLICIDADE

A Frente Comum, estrutura da CGTP-IN, anunciou uma greve nacional para 18 de novembro na Função Pública. Já a CGTP vai promover uma concentração em frente ao Parlamento no dia 25 de novembro, bem como uma semana de luta nas empresas e serviços, com ações de rua, de 10 a 17 de dezembro.

O setor do calçado vai entrar em greve a 2 de dezembro.

PUBLICIDADE

publicidade

A contestação social regressa assim em força, com várias greves marcadas para este mês, antes da aprovação final do Orçamento do Estado (OE) de 2023.

De acordo com o Jornal de Notícias, que cita os últimos dados da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), contabilizaram-se no mês de setembro 40 avisos prévios de greve, contra 69 em 2021 (mês que antecedeu a entrega do OE). O total de 2022 chegou a 722, menos 150 do que o número registado um ano antes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE