Região

Variante do Centro Náutico em Montemor-o-Velho orçada em mais de 500 mil euros

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 19-08-2022

 A variante do Centro Náutico, em Montemor-o-Velho, orçada em mais de meio milhão de euros e que foi hoje inaugurada, vai permitir a ligação direta entre as freguesias de Santo Varão e Pereira à sede do concelho.

PUBLICIDADE

A empreitada, que decorreu de agosto de 2021 até junho deste ano, foi feita por administração direta pelo Município de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, à exceção das especialidades técnicas, nomeadamente a pintura.

A via foi pavimentada numa extensão de 3,7 quilómetros, que custou no total cerca de 520 mil euros.

PUBLICIDADE

“A estrada não existia. Teve de haver consolidação da própria estrada, o enchimento do leito da estrada”, disse hoje, na cerimónia de inauguração da via, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.

Segundo o autarca, o município já tinha adquirido uma máquina, tendo até ao momento pavimentado cerca de 20 quilómetros, por todas as freguesias.

PUBLICIDADE

publicidade

Daí a criação da variante do Centro Náutico ter demorado “muito tempo”.

A autarquia continuou com a “programação pelas Juntas de Freguesia”, ou seja, a máquina estava ocupada pelas juntas, tendo sido esta obra feita de forma faseada, apenas nos “intervalos de tempo dessa programação”.

Trata-se de uma obra que vem reforçar a “mobilidade concelhia”, adiantou.

De acordo com Emílio Torrão, aquando da sua entrada para a Câmara, esta era uma via que estava orçada em mais de dois milhões de euros.

A intervenção tinha financiamento, no entanto, esse financiamento foi retirado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR).

“Esta obra tem um significado muito especial para mim e para o Município, porque foi feita com recursos próprios. É uma obra que ficou por um quarto do preço daquilo que estava previsto”, sublinhou.

A intervenção envolveu a estabilização da via, pavimentação e sinalização vertical e horizontal.

“A população tem aqui uma obra que muito ansiava”, concluiu.

O corte da fita foi protagonizado por Pedro Coutinho, encarregado no núcleo de apoio às juntas, manutenção de vias e sinalização da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, e António Pinheiro, diretor do departamento de cultura e equipamentos municipais da Câmara de Montemor-o-Velho, em representação da equipa municipal que executou esta obra.

O momento contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, Fernando Ramos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE