Saúde

Vamos tirar a dúvida: Os banhos frios fazem bem ou não?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 08-06-2023

Entrar num banho gelado pode não ser uma ideia agradável para começar o dia, mas e se fosse bom para a sua saúde? Acontece que os benefícios da água fria para o corpo são numerosos!

PUBLICIDADE

Jacob Teitelbaum, especialista nas áreas da síndrome da fadiga crónica, fibromialgia, sono e dor enumera alguns benefícios dos banhos frios:

1. Aumenta o estado de alerta: Começar o dia com um banho frio pode realmente ajudar a acordá-lo e a sentir-se com mais energia. “Aumentam a epinefrina e, portanto, o estado de alerta, como parte das modificações de curto prazo do corpo para lidar com a ameaça do frio”, explica Teitelbaum.

PUBLICIDADE

publicidade

2. Suaviza e acalma a pele: A água fria pode ter efeitos calmantes na pele, afirma Joshua Zeichner, dermatologista.

3. Diminui a inflamação e a dor: Além de ajudar a aliviar a pele inflamada e irritada, os banhos frios geralmente diminuem a inflamação no corpo – e até ajudam a aliviar a dor, de acordo com Teitelbaum. “Suspeita-se que o frio diminua a inflamação e também entorpeça os recetores de dor na pele”, refere. Na verdade, é por esse mesmo motivo pelo qual é recomendado aplicar gelo nas lesões – é por isso que costuma ver atletas a aplicar sprays de refrigeração ou a tomar banhos de água fria ou mesmo mergulhar em cubos de gelo.

PUBLICIDADE

4. Melhora a circulação: Pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea do seu corpo. “Quando os vasos sanguíneos são expostos à água fria, eles contraem-se e deslocam o fluxo sanguíneo para os tecidos mais profundos da pele, o que pode ajudar a melhorar a circulação”, explica a dermatologista Marisa Garshick, à Prevention. Uma boa circulação é vital para a sua saúde, pois garante sangue e oxigénio suficientes para os órgãos vitais do corpo para funcionar adequadamente.

Contudo, pode ter desvantagens.

Uma delas é o desconforto que sentirá na água fria, mas também existem outros riscos a serem considerados. “A água muito fria pode ser dura para a pele e causar um vermelhão”, alerta.

Banhos frios e quentes têm prós e contras para a sua saúde. “Curiosamente, banhos quentes também podem diminuir a dor, ajudando os músculos a relaxar”, observa Teitelbaum. Ao ajudar a relaxar a tensão do seu corpo, um banho quente pode ajudá-lo a dormir melhor . Além disso, tomar banho de água quente também pode aliviar os sintomas respiratórios, pois o vapor da água pode ajudar a limpar as passagens nasais e soltar o catarro.

 Além disso, pode “secar a pele e o cabelo, removendo a oleosidade natural da pele”, o que pode “potencialmente desencadear mais produção de oleosidade e poros entupidos”, diz Garshick.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE