Coimbra

Vamos pôr o Sequeira no lugar certo. Cantanhede apoia.

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 23-12-2015

 A Câmara Municipal de Cantanhede deliberou, por unanimidade, a atribuição de um subsídio de 2.195,70 euros  ao GAMNAA – Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga, materializando assim o apoio à campanha de angariação de fundos para aquisição do quadro “A Adoração dos Magos”, de  Domingos António de Sequeira (Lisboa, 1768 – Roma, 1837), que aquela entidade está a promover.

PUBLICIDADE

a

A proposta partiu do líder do executivo camarário, João Moura, que justifica esta iniciativa inédita ao nível autárquico «pela necessidade de reforçar a mobilização dos cidadãos e das organizações públicas e privadas em torno de uma causa de indiscutível interesse cultural para o país, pois cria condições para todos os portugueses poderem beneficiar de um valioso património».

PUBLICIDADE

Conforme explica o autarca, «o montante que o Município de Cantanhede destina à criação do fundo para a compra da pintura de Domingos António de Sequeira corresponde a 0,06 euros por habitante do concelho, ou seja, a autarquia assume integralmente por toda a população o donativo proposto a cada português pela entidade promotora da campanha». João Moura adianta que, na qualidade de membro do Conselho Diretivo da Associação Nacional dos Municípios Portugueses sugeriu, na última reunião ordinária desse órgão, «que fosse lançado um desafio com contornos idênticos a todas as autarquias do país».  

Na proposta aprovada por unanimidade pode ler-se que “a possibilidade de integrar “A Adoração dos Magos” no acervo do Museu Nacional de Arte Antiga é uma oportunidade, porventura única, de criar condições para facultar à generalidade dos portugueses a fruição de uma obra de referência.

PUBLICIDADE

publicidade

“A Adoração dos Magos” é uma pintura concebida num momento particular da vida de Domingos António de Sequeira, sendo apontada como representativa da arte romana e europeia.

A carreira artística de Domingos António de Sequeira desenvolveu-se em Roma, na sequência da deteção precoce do seu talento, o que o fez beneficiar de proteção aristocrática através de uma bolsa que lhe permitiu aperfeiçoar a sua arte com os melhores mestres.

 O Museu Nacional de Arte Antiga possui a mais vasta coleção nacional de desenhos e pinturas de Domingos António de Sequeira, mas falta-lhe uma das obras que o colocam no mais elevado patamar das artes plásticas. “A Adoração dos Magos” é uma dessas obras, pelo que, quando foi anunciada a sua venda, o Museu Nacional de Arte Antiga se propôs-se adquiri-la, ainda que confrontada com a falta de recursos financeiros para concretizar a aquisição. Por isso, decidiu lançar uma campanha de angariação de fundos denominada “Vamos pôr o Sequeira no lugar certo”, no intuito de não permitir que esta peça fundamental do património nacional pudesse ser adquirida por colecionadores estrangeiros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE