Coimbra

Vamos namorar na mata certificada?

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 02-10-2013

A Mata Nacional do Buçaco é o primeiro espaço florestal com gestão certificada internacional em Portugal através do sistema Forest Stewardship Council – FSC®, anunciou hoje a fundação que gere aquele património.

PUBLICIDADE

António Jorge Franco, presidente da Fundação Mata do Bussaco, disse à agência Lusa que a certificação é o “reconhecimento de todo o trabalho realizado pelos colaboradores e parceiros”, sobretudo nos últimos quatros anos, desde que a entidade gestora foi criada.

“É um grande orgulho saber que entidades externas reconhecem o trabalho efetuado”, sublinhou.

PUBLICIDADE

Para o presidente da Fundação, a certificação vai trazer um aumento de turistas à mata, cujo número, nos últimos anos, se situou nos 200 mil, dos quais cerca de 40 por cento estrangeiros.

Além de mais visitantes, António Jorge Franco perspetiva ainda que mais parceiros se juntem à Fundação.

PUBLICIDADE

publicidade

“A mata vai ser um espaço devidamente cuidado, seguindo as regras de sustentabilidade da floresta, biodiversidade, respeito pelos ecossistemas e conservação do meio ambiente”, frisou o responsável, salientando que a certificação vai trazer “mais responsabilidades”.

O processo de submeter a gestão florestal da Mata Nacional do Buçaco a certificação internacional iniciou-se há cerca de um ano, envolvendo a consulta a várias entidades.

Atualmente, a mata ainda recupera da destruição provocada pelo temporal de janeiro, mas António Jorge Franco considera que agora “a recuperação poderá ser mais rápida do que o previsto”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE