Entre as montanhas que guardam o tempo, em Chãs d’Égua, no concelho de Arganil, encontra-se um tesouro arqueológico único: o maior conjunto de arte rupestre da região.
São quase uma centena de rochas gravadas, datadas entre 10.000 a.C. e 1200 a.C., que emergem da paisagem de xisto e silêncio das serras, configurando a mais importante concentração de arte rupestre entre o Baixo Côa e o rio Tejo.
PUBLICIDADE
A sugestão do Guia dos 114 locais únicos da Região de Coimbra refere que para ver este património, foi criado o Centro Interpretativo de Arte Rupestre de Chãs d’Égua, instalado na antiga escola primária da aldeia. Trata-se do primeiro centro deste género em Portugal e oferece uma viagem ao início da expressão humana, mostrando como ferramentas simples foram usadas para registar o quotidiano das populações antigas.
O centro está aberto de maio a outubro, no primeiro sábado de cada mês, e funciona mediante marcação prévia durante o resto do ano, proporcionando a todos os visitantes a oportunidade de mergulhar neste fascinante legado inscrito nas pedras da serra.
Quanto ao que comer, O Solar dos Pachecos é um restaurante tradicional localizado no coração da aldeia histórica de Piódão, no concelho de Arganil, distrito de Coimbra. Com uma classificação de 4,5 estrelas em 541 avaliações no Tripadvisor, destaca-se como o restaurante nº 1 desta região. Este espaço rústico e acolhedor oferece uma ementa focada na gastronomia regional, com pratos típicos como chanfana, maranhos, bitoques, pica-pau e trutas de escabeche.
O Solar dos Pachecos está aberto todos os dias da semana, das 9:00 às 21:00. Além da refeição, o local oferece uma pequena loja de produtos regionais, como queijos, licores e outros artigos artesanais, permitindo aos visitantes levar um pedaço de Piódão para casa.
Numa breve pesquisa por onde pernoitar nas imediações, surge o InXisto Lodges – um alojamento de turismo rural situado em Chãs d’Égua, na freguesia do Piódão, no coração da Serra do Açor, Portugal.
Este espaço oferece uma experiência única, combinando a arquitetura tradicional em xisto com interiores modernos e confortáveis. Casas independentes com capacidade para 2 a 4 pessoas. Fica a aproximadamente 10 minutos de carro da aldeia histórica do Piódão. A Praia fluvial de Foz d’Égua fica a cerca de 3 km. O InXisto Lodges é altamente avaliado pelos hóspedes, com uma pontuação média de 9,0 em 10, destacando-se pela tranquilidade, conforto.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE