Vamos

Vamos falar sobre a bienal Todos São Palco?

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 11-02-2024

No dia 24 de fevereiro, o Teatrão promove uma nova edição do Fórum Teatrão. Como tem acontecido em anos passados, a companhia de Coimbra pretende dar o palco ao seu público e comunidade, colocando-os em diálogo e participação direta nos projetos.

PUBLICIDADE

Este ano, a companhia dedica o Fórum ao Todos São Palco (TSP) – uma mostra bienal de teatro brasileiro que vai decorrer em setembro e cujo programa inclui não só a apresentação de espetáculos, mas também momentos de formação, conversa e partilhas que procuram aproximar o Brasil e Portugal.

A principal intenção do Teatrão é perceber concretamente qual é o impacto que este festival pode gerar na comunidade de Coimbra. Pretende, nomeadamente, explorar como é que este pode ser um momento de intervenção na participação e no encontro dos públicos português e brasileiro: como é que o TSP pode servir para chamar a crescente comunidade brasileira à programação cultural da cidade.

PUBLICIDADE

Além disso, esta necessidade surge também do tempo histórico que Portugal atravessa. Numa altura em que o futuro do país se discute de uma forma muito séria e onde sentimos o perigo real de andarmos para trás muitas décadas – para trás de Abril – este Fórum quer discutir como é que o TSP pode ser sítio de liberdade, participação e construção.

O Fórum irá decorrer no dia 24 de fevereiro, às 16:30. O plano geral de atividades prevê que se comece por contextualizar os presentes com os objetivos gerais do festival e qual o desenho da programação que já está pronto. Depois, serão criados de grupos de trabalho, com o objetivo de que aquilo que aqui venha a ser discutido possa influenciar a programação desta edição do TSP.

PUBLICIDADE

publicidade

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser feitas através do link.

O Fórum Teatrão tem sido uma ferramenta importante na relação do Teatrão com o seu público e comunidade envolvente. Das últimas edições, resultaram, por exemplo, a criação de grupos de cidadãos que reúnem regularmente com a direção da companhia, o Fórum Jovens Críticos, além de outras ideias e linhas de ação que vão sendo integradas na programação que o Teatrão desenha ao longo das temporadas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE