Vamos

Vamos, Coimbra: Vem aí o Pita Sanita Sound. É um festival “orxestrado” pela Pitagórica!

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 04-04-2023

A Orxestra Pitagórica relembra que é um grupo da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, com intuito de satirizar e dar a conhecer os assuntos principais da cidade, dos estudantes e do país.

PUBLICIDADE

Em comunicado, saliente que nas suas atuações utiliza instrumentos sérios (guitarras, bateria, baixo, saxofone, entre outros) e instrumentos seríssimos (SANITAS, sinal, adegofone, entre outros)”,

A origem da Orxestra Pitagórica data do final do séc. XIX, originalmente designada Xaranga Pitagórica, fundada por Diogo Polónico. Em 1981 entrou para a Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, “preenchendo a lacuna da academia coimbrã de não haver ninguém capaz de dizer coisas sérias a rir”.

PUBLICIDADE

Nos próximos dias 28 e 29 de abril vai organizar um festival musical, intitulado “Pita Sanita Sound”.

No dia 28 de abril, a Orxestra Pitagórica organizou um “warm-up”, na Casa das Caldeiras. Depois de jantar, a BlackBox do estabelecimento será invadida pela comédia, havendo uma noite de Stand-Up Comedy. Os artistas serão anunciados mais próximos da data.

PUBLICIDADE

publicidade

No dia 29 de abril, o Jardim da Sereia será tomado por um sunset com música ao vivo protagonizado por dois Dj’s naturais de Coimbra. No decorrer da noite, o evento conta com uma estrela nacional e a Orxestra Pitagórica a fechar o certame com chave de ouro. Será uma noite memorável, de boa música e muita diversão.

Para cabeça de cartaz do festival, a Orxestra Pitagórica convidou David Bruno. “David Bruno é um multifacetado artista de Vila Nova de Gaia com várias identidades. De produtor, realizador e mente por trás de outros projetos seus como Conjunto Corona ou David & Miguel, David é um artista português que ama o seu País e a sua cultura com todas as virtudes e imperfeições que lhe são inerentes. Misturando o sampling de áudio com instrumentos e rimas que exultam o lado B de Portugal, o resultado é uma explosão kitsch à Portuguesa que lhe tem valido muitos prémios e presenças nos principais palcos de Portugal. No seu reportório tem musicas como “Inatel”, “Bebe & Dorme”, ou “Tema de Sandra”, com a parceria da fadista Gisela João”.

Outro artista presente no Pita Sanita Sound será António Bandeiras.  Performer e intérprete nos concertos de David Bruno, António Bandeira é também Dj. O artista promete trazer os melhores ritmos para fechar com chave de ouro o festival.

Frandisco também estará no Pita Sanita Sound para dar música até aos últimos raios de sol. Alter-ego de Francisco Cunha, Dj natural de Coimbra, é movido apenas pela boa música. Este seu novo projeto revela outro lado- uma fusão exótica de Indie Dance, New Wave e Melodic House & Techno.

A dupla de Dj’s Pleno&Tudo terá a missão de abrir a pista de dança do festival Pita Sanita Sound: Plena&tudo surge em 2022 e materializa a essência de uma amizade de longa data e de uma paixão comum pela música de dança. A dupla cria sets ritmados, espontâneos e exóticos, numa atmosfera onde dançamos felizes. Dia 29 contamos com Carolina, a solo, que nos leva numa viagem pela eletrónica, com sonoridades fluidas do balearic ao synth, do jazz ao house.

A organização afiança que o festival será gratuito, “não havendo qualquer bilhete associado para poder entrar no Jardim da Sereia”.

A Orxestra Pitagórica adianta que, assumindo as preocupações ambientais, terá no seu festival um copo reutilizável personalizado.

Durante o dia 29 de abril, o Pita Sanita Sound terá também comes e bebes. Õ Licor Beirão também quis estar presente no festival, frisa a Orxestra.

O festival Pita Sanita Sound “tem como main sponsor a Imprilar, uma empresa criada em 2004 pelo seu sócio gerente Roberto Carlos Fonseca Ribeiro, cujo o objectivo social é a reconstrução e reabilitação de moradias e edifícios”.  

O festival Pita Sanita Sound está a ser apoiado por inúmeros antigos membros da Orxestra Pitagórica, mas também por várias entidades da cidade. A Câmara Municipal de Coimbra, a União das Freguesias de Coimbra, a Queima das Fitas 2023 e a Associação Académica de Coimbra são também parceiros do festival. O bar Moelas e a cervejaria Luna também apoiam o festival, rematam os promotores.

Recorde performances da grande Orxestra Pitagórica:


Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE