Economia

Valerá a pena comprar computadores recondicionados?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 meses atrás em 20-02-2024

Imagem: Depositphotos.com

Optar por computadores recondicionados e usados pode ser uma boa ajuda para um orçamento apertado.

PUBLICIDADE

Os computadores recondicionados, geralmente, foram limpos, verificados e restaurados por profissionais, para ficarem o mais próximo possível da condição “como novos”. A fatura de compra deve mencionar de forma clara que o computador é recondicionado.

Podem estar “como novos” ou serem classificados pelo estado em que se encontram.

PUBLICIDADE

Os preços costumam ser superiores aos praticados no mercado de usados, devido à intervenção que sofrem antes de serem revendidos. Também beneficiam de três anos de garantia.

Os computadores de “segunda mão” são dispositivos usados que são vendidos tal como estão pelos seus anteriores proprietários. A sua condição será muito mais variável. Isto significa que as compras podem ser mais arriscadas, até porque não tem direito a garantia.

PUBLICIDADE

publicidade

O portátil pode ter marcas visíveis de desgaste e não incluir a embalagem original, nem acessórios.

O que torna estes dispositivos interessantes, além de considerações ecológicas, é o preço.

Em 2021, a Test Achats, organização de defesa dos consumidores belga, testou seis computadores recondicionados, em três categorias de preços, e comparou-os com novos da mesma categoria: “por menos de 350 euros é difícil encontrar um bom portátil, seja novo ou recondicionado; a 450 euros pode encontrar computadores recondicionados melhores do que novos do mesmo preço ou um pouco mais caros; a qualidade de construção e o ecrã são melhores, o desempenho é igual ou ligeiramente melhor e, muitas vezes, têm uma seleção mais ampla de portas”.

“Por 600 euros, os aparelhos recondicionados pontuaram melhor, mas entretanto houve melhorias ao nível dos processadores nos novos. No entanto, o suporte para Windows 10 deixará de existir a partir de outubro de 2025. Para atualizar do Windows 10 para o 11, saiba quais são os processadores compatíveis: Intel e AMD.

De acordo com a DECOPROTest, é possível encontrar um computador recondicionado melhor do que um novo do mesmo valor, mas se não durar mais de três anos devido a um sistema operativo sem suporte, talvez se torne um mau investimento a longo prazo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE