Coimbra

Vai uma sopa?

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 04-09-2014

No próximo dia 13 de setembro, a União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, em parceria com o Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, promove a 5.ª edição do Festival de Sopas.

PUBLICIDADE

O Parque da Sociedade Recreativa de Santa Ovaia acolhe este certame único que além de colocar a sopa em lugar de destaque – através do concurso e das provas das sopas participantes, a partir das 19h00 – irá oferecer um programa cultural e musical diversificado a que se alia a componente de artesanato, sensibilização para a promoção da saúde e bem-estar, entre outras.

Refira-se que 2013 apresentaram-se a concurso 25 sopas participantes de diversas proveniências, entre restaurantes, associações e uma IPSS. Nesta 5.ª edição, a organização tem como metas aumentar o número de sopas participantes para as três dezenas, bem como aumentar o número de litros de sopa que vai ser degustada pelos visitantes neste Festival.

PUBLICIDADE

O Festival de Sopas de Santa Ovaia é uma iniciativa única na região envolvente a Oliveira do Hospital que, este ano, se estende aos restaurantes do concelho vizinho de Tábua procurando assim enriquecer o evento e alargá-lo à região. Enquanto manifestação da gastronomia local desempenha um importante papel na promoção e divulgação dos produtos/alimentos locais e na recuperação do património gastronómico de caráter endógeno.

Além de fazer a promoção da sopa e da importância para divulgar hábitos de alimentação saudável, o 5.º Festival de Sopas vai ter o painel de jurados reforçado com nomes de referência da culinária, uma das apostas da organização para prestigiar ainda mais este evento. Relativamente aos participantes no concurso, haverá atribuição de prémios para os três primeiros classificados, sendo que cada um deles receberá um incentivo pela participação.

PUBLICIDADE

publicidade

 Licínio Neves, presidente da União de Freguesias, destaca que este é o “único festival no concelho que homenageia a sopa, apelando à participação dos restaurantes e dos visitantes para fazer um grande Festival de Sopas em toda a região”.

As inscrições encontram-se a decorrer até ao próximo dia 10 de setembro e podem ser efetuadas através dos seguintes contactos: E-mail: festivalsopas@gmail.com | Telefone: 926 988 299 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE