Vai à pesca? Cuidado! Siga estes conselhos da Autoridade Marítima.

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 26-03-2018

A Autoridade Marítima informa que os períodos imediatamente após condições de mar adversas são propícios ao aumento significativo da pesca lúdica apeada em locais de elevado risco de acidentes.

PUBLICIDADE

Neste sentido, a Autoridade Marítima alerta para os comportamentos de risco a evitar, bem como as medidas adicionais de segurança a adotar, por forma a diminuir a probabilidade de acidente.

A Autoridade Marítima lembra que  todos deve evitar comportamentos de risco como: Pescar sozinho – Caso seja vitima de um acidente a probabilidade de ser visto e ser dado o alerta é muito menor; Pescar em condições meteorológicas adversas – Em condições de forte ondulação e vento, a probabilidade de ocorrência de acidentes é muito maior. Uma rajada de vento pode levar ao desequilíbrio. Uma onda maior pode chegar onde não estamos à espera; Não virar as costas ao mar – As ondas não têm todas a mesma altura; Pescar à noite – Durante a noite a perceção do espaço e, consequentemente, dos perigos pode ser enganadora;Locais de risco ou de difícil acesso – Evitar locais onde a probabilidade de acidente é maior e o difícil acesso atrasa sempre o socorro; Tentativa de recuperação de material – Muitos acidentes ocorrem quando se tenta recuperar o material de pesca, como por exemplo linhas presas nas rochas.

PUBLICIDADE

Por tudo isto, a Autoridade Marítima recomenda medidas adicionais de segurança como: Uso de vestuário/calçado adequado – Usar principalmente calçado antiderrapante;Uso de colete salva-vidas – Em caso de queda ao mar a probabilidade de salvamento e recuperação é muito maior;Uso de sistemas de segurança que evite quedas – Sistemas que permitam prender o corpo a um ponto fixo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE