Vamos

Vai ouvir-se na Figueira da Foz a “9ª Sinfonia de Beethoven”

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 01-02-2024

O Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz apresenta, dia 17 de fevereiro, pelas 21:30, no Grande Auditório, o Concerto Coral-Sinfónico “9ª Sinfonia de Beethoven”, no âmbito do São Carlos na Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

A Sinfonia n.º 9 (A coral), estreada em 1824, a última de Beethoven, é considerada o símbolo precursor do Romantismo, dado que, pela primeira vez, um importante compositor incorporou numa sinfonia a voz humana como elemento estrutural, dando-lhe importância tão relevante como a dos efetivos instrumentais. A obra tornou-se, assim, modelo aproveitado por inúmeros outros músicos (de Mahler a Berio) nos séculos seguintes.

O texto, um excerto da Ode à alegria de Friedrich Schiller, surge cantado no último andamento. O veemente empenho humanístico fez com que esta sinfonia se tivesse tornado símbolo de Fraternidade – foi escolhida, inclusivamente, como Hino da União Europeia, num arranjo de Herbert von Karajan. É uma das mais amadas e interpretadas obras do repertório musical mundial. Os dois grandes corpos artísticos do Teatro Nacional de São Carlos já se uniram inúmeras vezes para a sua execução. O facto de a cantarem uma vez mais “com alegria” (Schiller) é prova da imortalidade da composição.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE