Numa era dominada pelo scroll infinito, Evan Sharp (fundador do Pinterest) e Biz Stone (cofundador do Twitter) apresentaram na Web Summit a sua mais recente criação: Tangle, uma aplicação concebida para ajudar os utilizadores a viver de forma mais consciente e com propósito.
A proposta da Tangle surge como a antítese das redes sociais tradicionais. Ao contrário das plataformas que capturam atenção passiva, esta aplicação procura reconectar as pessoas com a vida real. Inspirada na série infantil “Rua Sésamo”, a Tangle integra o conhecimento de psicólogos e especialistas em espiritualidade para apoiar o bem-estar humano, pode ler-se no pplware.
Segundo os fundadores, passamos cerca de 40% do tempo acordados a olhar para ecrãs. A Tangle pretende reduzir esse tempo e incentivar ações intencionais, sugerindo micro-tarefas semanais adaptadas aos papéis que cada utilizador desempenha na sua vida — como pai, amigo, profissional ou filho.
PUBLICIDADE
A aplicação utiliza inteligência artificial para identificar esses papéis e propor três desafios semanais, simples de executar, para reforçar relações e hábitos significativos. No final de cada semana, a Tangle cria uma narrativa do progresso do utilizador, permitindo refletir sobre momentos importantes que poderiam passar despercebidos.
De momento, a Tangle encontra-se em fase experimental, limitada aos participantes da Web Summit com dispositivos iOS. A expectativa é expandir o acesso para o público em geral após os primeiros testes.
Segundo Evan Sharp, o objetivo é claro: “ajudar as pessoas a aplicar o tempo de ecrã de forma mais consciente, devolvendo atenção àquilo que realmente importa na vida diária”.
PUBLICIDADE
