Empresas
Vai nascer um “novo Foz Plaza na Figueira da Foz com lojas âncora e esplanada com vista para o mar”

O centro comercial Foz Plaza prepara-se para uma transformação profunda. Com um investimento de 30 milhões de euros, o projeto de renovação e expansão foi apresentado publicamente esta quarta-feira, 16 de julho, no Malibu Foz Hotel.
A obra promete duplicar a oferta comercial e modernizar por completo o espaço, mantendo-se, no entanto, a identidade do centro que serve a cidade desde 2001.
Jorge Buco, diretor-geral do Grupo Vougainvest — responsável pelo Foz Plaza — garante que o objetivo é claro: “Em 2028 a Figueira da Foz vê nascer um novo Foz Plaza. Não nos vamos limitar a aumentar ou a renovar — vamos fazer um centro comercial novo”.
PUBLICIDADE
A área bruta locável (ABL) crescerá dos atuais 14.870 m² para 24.962 m². O número de lojas deverá quase duplicar, passando das atuais cerca de 45-50 para 83 lojas e quiosques. A expansão será feita dentro do atual lote do centro, com um crescimento limitado a zonas técnicas e áreas já pertencentes ao edifício, sem interferir com o Horto Municipal.
“Cresce um bocadinho para o lado nascente. Não há qualquer aproximação ao Horto. O projeto está todo dentro do nosso terreno,” esclarece Jorge Buco.
Um dos principais objetivos da renovação é trazer para a Figueira da Foz aquilo que, segundo Jorge Buco, “falta ao próprio centro comercial e à própria cidade” — as lojas âncora, especialmente na área da moda.
“Faltam lojas com grande dimensão que possam garantir maior retenção das pessoas, para que não precisem de se deslocar uma hora para fazer compras,” sublinha.
O novo Foz Plaza contará ainda com uma área de cinema renovada e uma nova praça de restauração, que será deslocada para uma nova estrutura lateral de dois pisos. Esta zona contará com uma esplanada panorâmica com vista sobre a cidade e, com alguma sorte, até sobre o mar.
“Não será um centro comercial com 40 restaurantes, mas terá mais do que há neste momento, com mais conforto e mais espaço,” afirma o responsável do grupo Vougainvest.
A atual zona de restauração, no piso inferior, será reconvertida numa praça polivalente para eventos organizados pelo centro e também pela comunidade.
“Já temos feito eventos com instituições da cidade, como dança. Ter esta nova praça vai permitir mais e melhores iniciativas, porque ficará liberta do mobiliário da restauração,” explica Jorge Buco.
O projeto tem a assinatura do atelier internacional Broadway Malyan e a gestão da expansão está a cargo da LBM – Le Brion Management.
A Vougainvest prevê arrancar com as obras no último trimestre de 2026. Durante esse período, o centro comercial manter-se-á em funcionamento, com medidas planeadas para minimizar os impactos tanto em lojistas como em visitantes.
Os pormenores do projeto foram apresentados pelo arquiteto por Vítor Pais do atelier internacional Broadway Malyan.
“A ideia é abrir durante o primeiro semestre de 2028. Se não conseguirmos a tempo, adiamos para outubro — porque não se abrem centros comerciais no verão. Mas em outubro de 2028, quase de certeza, estaremos a inaugurar o novo Foz Plaza,” conclui Jorge Buco.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE