Primeira Página

Vai nascer a Variante de Quiaios

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 dia atrás em 24-07-2025

Foi formalizada ao final da manhã de ontem, dia 23 de julho, a assinatura do contrato para a construção da obra “Variante de Quiaios”, cerca de 3,5 quilómetros de via principal, que irá ser realizada pela empresa “Civibérica, S.A.”, que se fez representar no ato por Paulo de Almeida.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A cerimónia decorreu em Quiaios, próximo à ligação nascente da obra, que tem um prazo de execução de 15 meses e um valor de 3.990.800,00 € (três milhões novecentos e noventa mil e oitocentos euros), a que acresce o IVA.

PUBLICIDADE

Estiveram presentes, para além de Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, em representação da entidade adjudicatária, os vereadores Manuel Domingues, Ricardo Silva e Olga Brás; o presidente da Assembleia Municipal, José Duarte Pereira; assim como o presidente da Junta de Freguesia de Quiaios, Ricardo Santos, e populares.

A apresentação do projeto da variante e a contextualização de todo o conjunto de diligências administrativo-legais que foi necessário realizar ao longo do processo, no decorrer do qual surgiram problemas de vária ordem e complexidade, esteve a cargo do Chefe de Divisão de Estudos e Projetos da autarquia, João Martins, o qual deu nota que foi “preciso um grande esforço e que, apesar de parecer que passou muito tempo, estamos a falar de quase três anos, foi um trabalho muito complexo”.

Tanto Santana Lopes como Ricardo Santos sublinharam a extrema relevância da obra para a freguesia de Quiaios, “uma pretensão de toda a população, há mais de 30 anos” que irá solucionar os problemas de ligação entre a povoação de Quiaios e a Praia, que atualmente é feita em grande parte com o atravessamento das vias internas da povoação, nomeadamente a Rua Direita e a Rua Grupo Instrução e Recreio Quiaense, de reduzida largura.

Ricardo Santos lembrou todos os autarcas de Quiaios que nos últimos 30 anos “lutaram para que esta obra fosse possível”, uma obra que considerou ser “talvez a obra mais importante para a freguesia nos últimos 25 anos “.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE