Economia

Vai entrar em circulação uma nova moeda: Vale cinco euros e tem um unicórnio

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 8 meses atrás em 18-09-2023

O Banco de Portugal vai colocar em circulação, a partir do dia 20 de setembro, uma moeda de coleção em liga de cuproníquel com o valor de cinco euros, designada “Unicórnio”.

PUBLICIDADE

Integrada na série “Heróis e Criaturas da Mitologia”, segundo o Banco de Portugal (BdP), a sua “distribuição ao público será efetuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional-Casa da Moeda”, pode ler-se no comunicado do BdP.

Apenas tem poder liberatório em Portugal e apresenta, no seu anverso, “na parte inferior, a figura de um unicórnio deitado sobre ramos de uma romãzeira, do lado superior esquerdo, uma lua, do lado superior direito, um sol”, e ainda “no campo superior, o valor facial, um escudete do escudo nacional e a legenda “Portugal”, na orla do quadrante superior esquerdo, a legenda “Casa da Moeda””.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Já “no campo central, um unicórnio em pé, está escondido entre ramos de uma romãzeira com vários sóis por detrás, na orla superior, a legenda “Unicórnio”,
 na orla inferior, a identificação da autora e a legenda “2023”” e foi ainda “definido o limite de emissão de 30.000 moedas com acabamento normal”.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE