Economia

Vai entrar em circulação uma nova moeda: Vale cinco euros e tem um unicórnio

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 meses atrás em 18-09-2023

O Banco de Portugal vai colocar em circulação, a partir do dia 20 de setembro, uma moeda de coleção em liga de cuproníquel com o valor de cinco euros, designada “Unicórnio”.

PUBLICIDADE

Integrada na série “Heróis e Criaturas da Mitologia”, segundo o Banco de Portugal (BdP), a sua “distribuição ao público será efetuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional-Casa da Moeda”, pode ler-se no comunicado do BdP.

Apenas tem poder liberatório em Portugal e apresenta, no seu anverso, “na parte inferior, a figura de um unicórnio deitado sobre ramos de uma romãzeira, do lado superior esquerdo, uma lua, do lado superior direito, um sol”, e ainda “no campo superior, o valor facial, um escudete do escudo nacional e a legenda “Portugal”, na orla do quadrante superior esquerdo, a legenda “Casa da Moeda””.

PUBLICIDADE

Já “no campo central, um unicórnio em pé, está escondido entre ramos de uma romãzeira com vários sóis por detrás, na orla superior, a legenda “Unicórnio”,
 na orla inferior, a identificação da autora e a legenda “2023”” e foi ainda “definido o limite de emissão de 30.000 moedas com acabamento normal”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE