Mundo

Vai começar a maior caça de todos os tempos ao monstro de Loch Ness

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 8 meses atrás em 27-08-2023

A maior busca dos últimos 50 anos pelo “grande monstro aquático”, Loch Ness, está prestes a acontecer na Escócia.  Com recurso a equipamento nunca antes usado, entusiastas de todo o mundo procuram desvendar este mistério. 

PUBLICIDADE

Centenas de cientistas e entusiastas amadores de todo o mundo juntam-se este fim de semana para tentar encontrar aquilo que há décadas ninguém tem conseguido. Foi há 90 anos que a história começou: Aldie Mackay, gerente do hotel Drumnadrochit, perto do lago, garantiu aos clientes de um bar ter visto um “grande monstro aquático” no Ness.

Desde aí que a existência do “Nessie”, como é apelidado,  permanece um mistério. A caça permanente, presencial e online, por sinais na água e movimentos inexplicáveis promete ser a maior desde que o Loch Ness Investigation Bureau estudou o lago, em 1972. A primeira lenda remonta à Idade Média, quando um monge irlandês disse ter encontrado um “monstro aquático”. 

PUBLICIDADE

Os trabalhos vão demorar dois dias e vão recorrer a drones com infravermelhos e um hidrofone para detetar sinais acústicos debaixo de água.

A busca foi organizada pelo The Loch Ness Centre, localizado no antigo hotel Drumnadrochit, em parceria com a equipa de investigação Loch Ness Exploration (LNE), de acordo com a SIC Notícias.

PUBLICIDADE

publicidade

No final da década de 80, uma investigação disse ter encontrado um “objeto não identificado de tamanho e força incomuns”.

Há quatro anos, uma equipa de cientistas disse acreditar que o que as pessoas viram foram enguias, descartando a hipótese de animais de grande porte.

“Os investigadores, que pretendiam estudar plantas e animais, recolheram amostras de ADN da água do lago. Não foram encontradas evidências da existência de plesiossauros, um réptil marinho que viveu no período jurássico, esturjões, peixes-gato ou tubarões-da-Gronelândia”, refere. Foi, sim, encontrada uma “quantidade significativa de ADN de enguias”, assim como ADN de humanos, cães, ovelhas, gado, cervos, coelhos, ratos e pássaros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE