Mundo
Vai ao multibanco levantar pensão e sai-lhe a sorte grande (ou não): 390 mil euros!

Imagem: depositphotos.com
Um levantamento de dinheiro que devia ser simples transformou-se numa verdadeira confusão digna de um filme.
Uma mulher na Argentina tentou levantar o valor da pensão de alimentos a que tinha direito, mas acabou por receber muito mais do que esperava — quase 390 mil euros saíram do multibanco, devido a um erro informático.
PUBLICIDADE
A mulher dirigiu-se a um terminal automático para levantar cerca de 8000 pesos argentinos, pouco mais de 6 euros, mas o sistema apresentou uma falha grave. Em vez do valor correto, o multibanco começou a deixar sair dinheiro em quantidades generosas, totalizando mais de 510 milhões de pesos, o que equivale a quase 389 mil euros.
Este “milagre” inesperado deveu-se a um erro no sistema que, inadvertidamente, permitiu o acesso direto a fundos governamentais da província. Inicialmente incrédula, a mulher chegou a considerar o sucedido uma bênção inesperada. Contudo, não demorou muito até que começasse a transferir parte do dinheiro para familiares, comprar um carro novo e renovar eletrodomésticos em casa, explica o Leak.
A celebração acabou rapidamente quando as autoridades locais detetaram o erro e deram início a uma investigação. A mulher e cinco familiares foram detidos, suspeitos de fraude contra o Estado. Felizmente, foi possível recuperar mais de 90% do montante, grande parte devolvido voluntariamente pelos envolvidos, enquanto o resto ficou bloqueado em contas bancárias.
Atualmente, os seis permanecem em liberdade mediante pagamento de fiança, aguardando o desenrolar do processo judicial. A acusada afirma ter acreditado que o dinheiro era um pagamento legítimo do governo, mas os promotores defendem que a utilização imediata do montante sem qualquer aviso configura apropriação indevida.
Este caso é um alerta claro: situações inesperadas podem parecer sorte, mas quando o dinheiro não nos pertence, agir corretamente é fundamental para evitar consequências graves.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE