Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Vá passear!

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 13-03-2015

O Município de Seia associa-se, no dia 22 de março, ao evento de inauguração da GR22-Aldeias Históricas de Portugal, que integra um conjunto de passeios simultâneos, promovendo, igualmente, uma caminhada num troço da GR22 que atravessa o concelho de Seia – do Vale do Rossim ao Sabugueiro.

PUBLICIDADE

Barragem do Vale do Rossim 5

O itinerário proposto, a Rota do Vale do Rossim, para além de ser parte integrante da GR22 é também um dos Caminhos de Montanha, conjunto de 14 rotas pedestres que a autarquia sinalizou no território das Aldeias de Montanha. Esta rota apresenta uma extensão de 8km, com um grau de dificuldade médio e uma duração de 2:30h a 03:00h, e inicia-se, pelas 09:30h, junto ao restaurante no Vale do Rossim, com término na Igreja Matriz do Sabugueiro.

PUBLICIDADE

publicidade

A Câmara de Seia vai disponibilizar transporte gratuito a partir de Seia, sendo o ponto de encontro no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, pelas 08:30h. A hora de regresso está agendada para as 13:30h.

A participação na atividade não tem custos associados, está limitada a um número máximo de 45 pessoas, inclui seguro, da responsabilidade das Aldeias Históricas, e pressupõe a inscrição prévia no website criado para o efeito (http://bit.ly/inscricoes-grahp),

PUBLICIDADE

Para que se perceba, a GR 22 Aldeias Históricas de Portugal é uma grande rota, com um total de 565Km, dividida por 12 etapas, as quais se iniciam e terminam em cada uma das 12 Aldeias Históricas (Almeida, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão e Sortelha), percorrendo 19 concelhos: Almeida, Arganil, Belmonte, Castelo Branco, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Idanha-a-Nova, Manteigas, Meda, Pampilhosa da Serra, Penamacor, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.

O troço que atravessa o concelho de Seia, que diz respeito à etapa Linhares da Beira/Piódão, tem uma extensão de aproximadamente 46km, inicia-se no Vale do Rossim, seguindo pelas aldeias do Sabugueiro, Senhora do Desterro, Lapa dos Dinheiros, Valezim, até à Vide.
A GR22 é, assim, mais um importante produto turístico, para divulgar e dar conhecer o concelho de Seia, as suas características naturais e valores patrimoniais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com