Vá passear “Da Sereia a Santa Cruz”

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 28-06-2017

O programa de visitas guiadas programadas pela Câmara Municipal de Coimbra prossegue na quinta-feira.

PUBLICIDADE

jardim da sereia

Da Sereia a Santa Cruz, a visita guiada do 29 de junho, dá a conhecer a evolução da cidade no espaço que medeia o Jardim da Sereia e o Mosteiro de Santa Cruz, relacionando-a com o desenvolvimento desta casa religiosa, desde a sua fundação até à atualidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Fundado no reinado de D. Afonso Henriques, o Mosteiro de Santa Cruz é considerado como a mais importante casa monástica, em Coimbra, e marca um período elementar na formação da identidade de Portugal, contribuindo para a afirmação política de Coimbra durante a fundação do reino.

O monumento estendia-se da Baixa até à Quinta de Santa Cruz e integrava várias unidades fundamentais à vida da comunidade: horta, celeiro, enfermaria e espaços de lazer protegidos pela sua cerca monacal.Com início no Jardim da Sereia, esta visita tem por objetivo reviver os espaços outrora pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz, a vivência e atividade dos seus Cónegos Regrantes, valorizando o património deste espaço citadino central, cujo perímetro é de vital importância para Coimbra.

PUBLICIDADE

Os interessados em passear “Da Sereia a Santa Cruz” devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial, na CMC, Casa Aninhas – telef. 239 857 500, ou Casa Municipal da Cultura – telef. 239 702 630. As visitas têm o seu início às 15:00. O local de encontro é na Casa Municipal da Cultura.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE