Coimbra

Utilizadores dos SMTUC queixam-se de atrasos dos autocarros (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 21-02-2022

O plenário dos Trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra Coimbra (SMTUC) que decorreu, esta segunda-feira, entre as 15:00 e as 18:00 apanhou muitos utilizadores SMTUC de surpresa, com os  utentes deste meio de transporte a queixarem-se de falta de informação.

PUBLICIDADE

“Uma falta de respeito, não sabia que havia plenário,  soube por vocês”, atirou Manuela Silva, que queria ir para a Casa Branca, realçando “não posso esperar mais, vou a pé”.

Uma outra senhora que estava nesta paragem deste as 16:00, resolveu ir de táxi, quando o NDC lhe deu a notícia que os trabalhadores dos SMTUC estavam em plenário. “Não sabia, é uma vergonha”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

A situação foi idêntica na Paragem do Jardim da Manga, com os vários utentes a desconhecerem  que havia plenário das 15:00 às 18:00. Aqui o NDC constatou que alguns autocarros ainda iam fazendo o seu percurso, poucos, mas de vez em quando lá aparecia um.

PUBLICIDADE

Manuel Forte já estava “há mais de 45 minutos à espera de autocarro”.

O plenário de trabalhadores que decorreu, esta tarde, nas instalações dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) na Guarda Inglesa, promovido pelo Sindicato Nacional de Motoristas e Outros Trabalhadores (SNMOT) teve “uma adesão massiva”, garante o vice-presidente da estrutura sindical.

“O Acordo Coletivo de Trabalho não está a ser aplicado na plenitude nos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), disse, ao NDC, Manuel de Oliveira, no final do encontro.

“Esclarecer os funcionários sobre aquilo que não está a ser aplicado, nomeadamente em relação aos horários de trabalho”, sustenta o sindicalista, referindo que este acordo foi publicado em Diário da República a 20 de janeiro de 2022, e deveria ter entrado em vigor dia 25 de janeiro, mas ainda nao começou em pleno” é um dos objetivos deste encontro como realçou o representante do SMTUC

Dar conhecimento da agenda da reunião para o próximo dia 3 de março com a Administração dos SMTUC foi outro dos pontos que esteve em cima da mesa, sustenta Manuel de Oliveira.

A presidente  do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra questionada pelo NDC diz que “estão  disponíveis  para apoiar”.

Estão agendadas reuniões com os três sindicatos nas próximas duas semanas. ” “Iremos ver o que nos trazem, iremos debater de forma construtiva o problema dos salários, os problemas laborais, as necessidades que eventualmente venham a ser colocadas em cima da mesa, frisa Ana Bastos.

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE