Saúde

Utilização de máscara deixa de ser obrigatória na via pública em setembro

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 29-07-2021

A utilização de máscara na via pública deixará de ser obrigatória a partir de setembro, exceto em situações de ajuntamentos, segundo o novo plano de desconfinamento apresentado hoje pelo primeiro-ministro. 

PUBLICIDADE

A medida faz parte da segunda fase do plano, que deverá arrancar no início do mês de setembro, quando o Governo antecipa que 70% da população portuguesa tenha já a vacinação completa. 

“Nessa fase, para além das medidas que entram já em vigor na primeira fase, será possível deixar de termos o uso obrigatório de máscara na via pública, salvo em situações de ajuntamento”, explicou o primeiro-ministro em conferência de imprensa, no final da reunião do Conselho de Ministros, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. 

PUBLICIDADE

publicidade

Questionado se essa obrigatoriedade se manteria em espaços interiores, o primeiro-ministro foi perentório e confirmou que sim, mas relativamente à exceção inicial – o uso obrigatório na via pública quando haja ajuntamentos – António Costa disse apenas que era uma “questão de bom senso”.

“Se as pessoas estiverem num grande ajuntamento, é evidente que têm de ter máscara”, sublinhou, acrescentando que, por outro lado, se estiverem sozinhas ou acompanhadas de pessoas com quem convivem habitualmente, poderão dispensá-la. 

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE