Coimbra

Utentes dos SMTUC podem planear trajetos no Google Transit

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 30-05-2023

A informação de tráfego dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) está, a partir de agora, carregada na plataforma Google Transit, um recurso do Google Maps, que fornece informações sobre transportes públicos, de modo a permitir aos utilizadores planear as suas viagens. Com mais este passo, alarga-se, assim, as plataformas globais ao dispor dos utentes que, antes, já tinham acesso a estas informações na aplicação Moovit, anuncia a autarquia local.

PUBLICIDADE

O Município de Coimbra afiança que “de modo a permitir aos utilizadores aceder e planear as suas viagens de forma mais direta, confortável e intuitiva, a informação relativa a todas as linhas e as paragens dos SMTUC está já disponível nas plataformas de uso global, especializadas em informação de transportes públicos e planeamento de viagens, como a Google e a Moovit”.

As plataformas de transporte público, como a Google Maps e a Moovit, oferecem um acesso rápido e conveniente a informações detalhadas sobre os transportes disponíveis numa determinada área. Indicando o destino desejado, essas plataformas fornecerão as melhores rotas, horários de partida e chegada, além de outras informações úteis, como paragens próximas e tempos de espera.

PUBLICIDADE

Permitem, ainda, que os utilizadores planeiem as suas deslocações de forma eficiente. Podem ser visualizadas várias opções de transporte público, comparar os tempos de viagem, identificar rotas mais rápidas ou com menos transbordos e tomar decisões com base nas preferências pessoais de cada utilizador.

Outra das grandes vantagens é a capacidade de fornecer informações em tempo real sobre os transportes públicos. Isso inclui atualizações sobre atrasos, cancelamentos, alterações de rota e outras informações relevantes. Com esse conhecimento, o utilizador pode adaptar-se rapidamente a qualquer mudança e evitar transtornos desnecessários.

PUBLICIDADE

publicidade

Além de informações sobre autocarros e comboios, as plataformas como a Google e a Moovit também oferecem recursos de integração com outros meios, como táxis, carros em regime partilha (car sharing), bicicletas e, até mesmo, caminhadas. Isso permite que os utilizadores façam o planeamento de trajetos multimodais, combinando diferentes meios de transporte para chegar ao destino final da maneira mais eficiente.

Tanto a Google quanto a Moovit possuem uma ampla cobertura global, abrangendo um grande número de cidades e países em todo o mundo. Isso significa que, independentemente de onde se esteja, é provável que se encontre informações precisas e atualizadas sobre os transportes públicos locais.

A plataforma Google Transit é um recurso do Google Maps. A plataforma Google Transit está disponível tanto na versão web do Google Maps como na aplicação para dispositivos móveis. Com sua ampla cobertura global, abrangendo uma grande quantidade de cidades e países, o Google Transit é, hoje, uma ferramenta popular e confiável para o planeamento de viagens de transportes públicos.

Já a Moovit está acessível através da aplicação para dispositivos móveis (smartphones e tablets), disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. Está também acessível através do site oficial aqui. Destaca-se pela sua cobertura global, abrangendo milhares de cidades em mais de 100 países em todo o mundo. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE