Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Utentes do Centro Social da Adémia em voluntariado na Mata do Buçaco

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 01-04-2014

A Fundação Mata do Buçaco continua empenhada em acolher IPSS’s na Mata Nacional do Buçaco, no âmbito do Projeto BRIGHT.No mês de março foi a vez de um grupo do Centro de Solidariedade Social da Adémia (Coimbra) visitar a Mata e realizar voluntariado nos viveiros da Mata.

PUBLICIDADE

As ações de voluntariado integram programas de envolvimento e responsabilidade ambiental dos interessados, incluindo uma sessão de introdução/informação seguida de formação e posterior execução de tarefas práticas necessárias à conservação da Mata.

Um total de 15 utentes e funcionários do Centro de Solidariedade Social da Adémia instituição estiveram na Mata Nacional do Buçaco, na segunda-feira, dia 31 de março, onde tiveram a oportunidade de usufruir de um dia diferente. A atividade  teve início com uma pequena visita ao Convento de Santa Cruz do Bussaco, onde foi abordada a vertente histórica do espaço e revelados alguns segredos da Mata do Buçaco.

PUBLICIDADE

publicidade

A atividade culminou com uma ação de voluntariado, onde os utentes da IPSS realizaram sementeira de pilriteiro (Crataegus monogyna) e folhado (Viburnum tinus) em cuvetes.

Este tipo de atividades com IPSS’s da região vai continuar nos próximos meses, sendo que as tarefas a desenvolver serão sempre adaptadas às condições dos utentes das instituições e consistem em pequenos passeios e atividades nos viveiros, tais como plantações, ou ainda ações de remoção de invasoras na Mata.

PUBLICIDADE

Para além de redescobrirem a Mata – muitos idosos não visitavam a Mata há anos – com esta atividade, os participantes ficam a conhecer melhor a história, fauna e flora do local.

De salientar que estas ações contribuem para o desenvolvimento das capacidades ao nível do equilíbrio sócio emocional, das relações interpessoais e inserção no meio sociocultural, promovem a inovação e as novas descobertas e proporcionam uma vida mais harmoniosa atrativa e dinâmica, valorizando as capacidades, competências, saberes e cultura do idoso aumentando a sua autoestima e autoconfiança.

Esta atividade insere-se no âmbito da ação dedicada ao voluntariado do Projeto BRIGHT, apoiado pelo programa europeu LIFE+ / Biodiversidade, que se iniciou em Setembro de 2011 e se prolonga até 2016.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com