Saúde

Vacinação contra a gripe e covid-19 decorre nos centros de saúde da região (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 20-10-2021

A vacinação simultânea contra a gripe e a covid-19 arrancou no início da semana em todo o país. O NDC visitou, esta manhã, dois centros de saúde da região, em Coimbra e em Condeixa, onde o processo está a decorrer com normalidade.

PUBLICIDADE

Os utentes estão a ser convocados por SMS pelos serviços centrais do Ministério da Saúde, com a informação da data, hora e local de vacinação, explicou ao NDC fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Quem for chamado ao centro de saúde ou ao centro de vacinação pode levar as duas vacinas, em simultâneo.  A Direção-Geral da Saúde alerta apenas que as inoculações devem ser feitas em braços diferentes. Quem preferir, pode fazer 14 dias de intervalo entre as duas tomas. Para isso, basta informar o profissional de saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

A enfermeira Joana Matias é a coordenadora do Centro de Vacinação de Condeixa-a-Nova e disse, ao NDC, que o processo “está a correr bem”, no entanto na segunda-feira, primeiro dia dedicado a esta modalidade, teve “baixa adesão por dificuldade na receção das mensagens”, entretanto a unidade de saúde procedeu “ao contacto local com os utentes” e Joana Matias prevê que o número de faltas diminua.

No Centro de Saúde de Condeixa a vacinação processa-se às segundas, quartas e sextas das 09:00 às 13:00 e aos sábados entre as 09:00 e as 18:00.

PUBLICIDADE

Neste segundo dia de vacinação simultânea, no Centro de Saúde de Condeixa contra a gripe e a covid-19 , foi possível ver vários idosos acompanhados por familiares ou amigos, com a maioria a optar pela toma das duas vacinas.

Em Coimbra, o processo de vacinação decorre no Centro de Saúde Norton de Matos, Unidade de Saúde Cruz de Celas, Centro de Saúde Santa Clara, bem como no Centro de Saúde de Eiras e de São Martinho do Bispo e ainda no Centro de Saúde Fernão de Magalhães.

Ao NDC, Sofia Lemos, enfermeira do Centro de Saúde Norton de Matos, referiu que são as seis unidades de saúde que “estavam a trabalhar em equipa no antigo Centro de Vacinação de Coimbra e fizeram a sua reorganização da vacinação nas suas instalações”.

Sofia Lemos acrescenta que “o processo está a decorrer dentro da normalidade, mas ainda com alguns ajustes”.

“Neste momento o número de vacinas da gripe é reduzido, temos que ir gerindo em função do que temos”, diz acreditando que “a meio do mês de novembro o processo irá normalizar e estabilizar”.

No Centro de Saúde Norton de Matos os horários são os seguintes: terças, quartas,quintas e sábados das 09:00 às 17:00.

A Direção-Geral da Saúde prevê vacinar cerca de dois milhões de pessoas em Portugal Continental nesta modalidade. Os idosos com 80 e mais anos e utentes de lares e de cuidados continuados e as pessoas com 65 ou mais anos têm prioridade na administração da terceira dose da vacina contra a covid-19.

 

Veja o vídeo do Direto NDC com a enfermeira coordenadora do Centro de Vacinação de Condeixa, Joana Matias:

Veja o vídeo do Direto NDC com a enfermeira do Centro de Saúde Norton de Matos, Sofia Lemos:

Veja o vídeo do Direto NDC com Maria da Piedade de 95 anos que faz a toma das vacinas contra a covid-19 e gripe:

Veja o vídeo do Direto NDC com José Carecho que tem 96 anos fez a toma das duas vacinas: 

Veja o vídeo do Direto NDC com o utente do Centro de Saúde de Condeixa José Carvalheira:

Veja o vídeo do Direto NDC com José Monteiro que acompanhou quatro idosos ao Centro de Saúde de Condeixa:

Veja o vídeo do Direto NDC com Maria da Encarnação que tomou as duas vacinas:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE