Conecte-se connosco

Saúde

Usar máscara contra a covid-19 pode reduzir os sintomas de alergia. Veja as dicas para prever os sintomas

Publicado

em

Chegou a Primavera e com ela o bom tempo, as flores… e as alergias. Para quem delas padece – e em Portugal estima-se que um terço da população sofre de um qualquer tipo de alergia – esta época é realmente difícil pois provoca espirros, ardor nos olhos e até cansaço, entre outros sintomas. No entanto, este ano contamos com um grande aliado para combater os sintomas de alergia: as máscaras.

Assim sendo, os especialistas da Mifarma by Atida Plus, plataforma de saúde online que procura transformar o panorama atual de saúde e bem-estar, partilham algumas informações úteis sobre como as alergias primaveris nos afetam, agora que passamos mais tempo em casa e temos de usar máscara com frequência.

“As máscaras podem ser grandes aliadas para quem sofre de alergia, pois evitam que o pólen entre em contato direto com a mucosa nasal, o que diminui consideravelmente as alergias cujos sintomas são corrimento nasal, espirros ou comichão no nariz e na garganta”, comenta Reme Navarro, farmacêutica e Business Strategy Director da Atida para o Sul da Europa. De facto, segundo dados da Sociedade Espanhola de Alergologia e Imunologia Clínica (SEAIC), as máscaras podem ajudar a reduzir a inalação de partículas em até 80%, o que contribui para reduzir os quadros alérgicos.

Em geral, todos os tipos de máscaras são válidos para proteger as vias respiratórias, pelo que poderiam cumprir este objetivo. Segundo os especialistas da empresa, as máscaras FFP2 seriam as mais recomendáveis para proteger também da exposição ao pólen, graças à sua resistência e melhor ajuste.

“O material das máscaras FFP2 e FFP3 é mais resistente do que uma máscara cirúrgica, para além de se ajustar mais ao nosso rosto e, por isso, podem proteger-nos melhor das alergias e dos vírus”, comenta Navarro. “Estas máscaras podem filtrar até 80% das partículas de pó ou pólen, pelo que também são muito eficazes para reduzir os sintomas. Convém também destacar que as máscaras com válvula não são, de forma alguma, recomendáveis para combater os sintomas de alergia.”

Dicas para prever os sintomas de alergia

Ainda que as máscaras sejam grandes aliadas para reduzir os sintomas de alergia, não devemos esquecer uma série de dicas importantes a ter em conta para os controlar melhor:

É recomendável usar uma máscara FFP2 na rua, não só para nos proteger da COVID-19 mas também de alergias.

Utilize óculos de sol – as alergias também provocam irritação ocular.

Utilize produtos para limpar, humidificar e descongestionar as fossas nasais.

Mantenha as janelas de casa fechadas, sobretudo entre as 5 e as 10 da manhã e as 7 e as 10 da noite. São as horas em que se regista maior concentração de pólen.

Tomar banho ou lavar a cara ao chegar a casa ajuda a eliminar vestígios de pólen. Para além disso, mudar de roupa e estendê-la no interior evita que adquira mais.

Consulte os níveis de pólen antes de sair e não realize atividades ao ar livre se a concentração é elevada.

Utilize humidificadores e aparelhos de ar condicionado que renovem constantemente o ar.

“Na Mifarma by Atida Plus consideramos essencial cuidar-nos, tanto por dentro como por fora”, comenta Reme. “É por isso que acreditamos que, agora mais do que nunca, é importante utilizar as máscaras de forma adequada, tanto para nos protegermos do vírus como para evitar os incómodos sintomas das alergias. Se este assunto continuar a dar-lhe dores de cabeça, recorra ao seu médico de família ou opte por utilizar suplementos alimentares ou colírios para mitigar os sintomas.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com