Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Universitários de Coimbra simplificam o desenvolvimento de chips complexos.

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 28-07-2013
Vítor Silva, João Andrade e Gabriel Falcão

Vítor Silva, João Andrade e Gabriel Falcão

João Andrade, aluno de doutoramento na Universidade de Coimbra, acaba de vencer o concurso europeu “ALTERA Europe-wide University Contest 2012-2013” na categoria de “Most commercially relevant use of an FPGA”.

PUBLICIDADE

Este estudo, orientado por Vítor Silva e Gabriel Falcão, docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), permitiu demonstrar que, recorrendo a novas ferramentas desenvolvidas pela ALTERA, um dos dois principais fabricantes mundiais de chips reconfiguráveis – Field-Programmable Gate Arrays (ou FPGA na sigla original em inglês), é hoje possível desenvolver chips complexos num período de tempo mais curto.

A nova tecnologia que conduziu à obtenção do prémio «permite desenvolver hardware utilizando uma abordagem próxima do desenvolvimento típico de software, daí resultando grandes vantagens, nomeadamente ao nível do aumento da flexibilidade de desenvolvimento, da adaptabilidade do sistema a novas funcionalidades e de teste e correção de erros, o que não era possível até aqui», explicam os docentes do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

PUBLICIDADE

publicidade

O prémio vai ser entregue pela ALTERA, no próximo mês de Setembro. Os contemplados nas outras duas categorias a concurso são alunos da Universidade de Creta, Grécia, e da Universidade Politécnica de Valência, Espanha, e venceram, respetivamente, nas categorias de “Most innovative application of FPGAs” e “Most impressive use of an FPGA”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com