Coimbra

Universitária diz que nível de satisfação dos turistas que visitam centros históricos é elevado

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 30-11-2018

 

O nível de satisfação dos turistas que visitam centros históricos portugueses é elevado e a grande maioria recomenda o destino, concluiu uma tese de doutoramento realizada na Universidade de Coimbra.

Questionados sobre se Portugal é um dos melhores destinos que já visitaram e tendo que atribuir uma pontuação de 01 a 07, a média da resposta do inquérito foi de 05,53, sendo de 06,17 quando questionados sobre se a visita a Portugal foi uma boa experiência, revela uma tese de doutoramento da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) centrada na satisfação dos turistas que visitam os centros históricos.

PUBLICIDADE

publicidade

O trabalho de Ana Sofia Duque teve como base um inquérito a 384 turistas nos centros históricos de Coimbra, Lisboa, Porto, Évora e Faro.

“As respostas obtidas foram no sentido de os turistas terem um grande nível de satisfação, o que coincide com alguns estudos feitos pela Turismo de Portugal”, sublinha a académica.

Também nas perguntas relativas à qualidade da experiência, a média das respostas é sempre superior a 05,5, sendo que a maioria dos inquiridos refere que vai recomendar o país a outros e que pretende voltar a visitar Portugal.

Dos turistas que participaram no inquérito, quase 50% estava a percorrer várias cidades do país, cerca de 30% visitou localidades próximas e apenas 20% visitou apenas um local.

Como fatores que influenciaram a escolha do destino, os turistas apontam para o clima e paisagem, para as atrações do país, por ter sido sugerido por conhecidos e pela hospitalidade e acolhimento.

A tese de doutoramento refere ainda que cerca de 40% dos inquiridos já tinha visitado Portugal.

“O facto de muitos dos inquiridos já terem estado em Portugal é um sinal de que o processo de fidelização está a ser feito corretamente. Por outro lado, há também um alto nível de recomendação”, sublinha Ana Sofia Duque.

A autora da tese notou que grupo de turistas que está “menos satisfeito” com a visita viaja de Espanha e considerou que se deveria “desenvolver estratégias para cativar este grupo, porque é um importante segmento de mercado”.

Outra das conclusões da tese chama a atenção para o aumento de visitantes de mercados não europeus, salientando que estes turistas “revelam níveis muito altos de satisfação para com a experiência turística e uma forte lealdade ao destino”.

Esta tese foi aprovada com distinção.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE