Educação

Universidades de Lisboa, de Coimbra e a Católica pretendem criar uma rede de investigadores

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 09-05-2014

As Universidades de Lisboa, de Coimbra e a Católica pretendem criar uma rede de investigadores sobre política social e tirar o tema da esfera “política e partidária”, disse hoje um dos envolvidos no projeto.

PUBLICIDADE

António Pereirinha, vice-presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) explicou à Agência Lusa que Portugal, ao contrário de outros países europeus, não tem uma rede académica que discuta a política social, uma discussão necessária “sem as pressões dos partidos” ou dos governos.

De acordo com o responsável o “ponto de partida” para essa rede foi dado hoje, no primeiro de dois dias de uma conferência internacional sobre o Estado Social em contexto de austeridade, a decorrer no ISEG e que junta dezenas de académicos de áreas como a sociologia, história, economia, antropologia ou psicologia, provenientes de 15 países.

PUBLICIDADE

Segundo António Pereirinha, um dos organizadores da iniciativa, além de estarem na génese da criação dessa rede as três universidades aderiram também recentemente à rede europeia de política social (European Social Policy Analysis – ESPANET), criada em 2002 e destinada a facilitar a cooperação entre analistas de política social na Europa.

Hoje, no primeiro dia da conferência, António Pereirinha destacou a grande diversidade de académicos presentes, divididos por 10 grandes temas, “sendo essa diversidade precisamente o ponto de alimentação da rede” a ser criada, e alimentada depois com encontros regulares entre académicos.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre hoje e sábado, nas diversas salas do ISEG, dezenas de académicos vão discutir temas como as reformas do Estado Social; a emigração e mobilidade de quadros portugueses; a idade ativa, a cidadania e o bem-estar em tempo de crise; a desigualdade, a pobreza e a exclusão social; a interrupção da convergência dos países do sul ou a crise tendo como foco as crianças e os idosos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE