Universidade

Universidades apoiam protótipos de áreas tecnológicas através de concurso ibérico

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 11-03-2014

O 1.º Concurso Transfronteiriço de Protótipos Orientados para o Mercado (Prototransfer) liga sete universidades da região Centro de Portugal e de Castela e Leão, de Espanha, de forma a apoiar projetos ligados à tecnologia.

PUBLICIDADE

A iniciativa, com um investimento previsto de quase um milhão de euros, surge com o objetivo de “aproximar os investidores e empresas à inovação” e de “incentivar a cooperação entre as universidades da região Centro, mas também com as suas congéneres espanholas”, explicou António Ferreira, do Conselho Empresarial do Centro (CEC), outra das entidades envolvidas na iniciativa.

O concurso tem um máximo de 21 candidaturas e é dirigido a professores, estudantes e investigadores das comunidades universitárias das entidades envolvidas no projeto.

PUBLICIDADE

Os candidatos poderão beneficiar, entre outros prémios, de uma bolsa de ajuda financeira até 1.500 euros e da participação num curso de empreendedorismo de base tecnológica, que, segundo António Ferreira, irá apoiar na “elaboração de um plano de negócios e um plano de comercialização” do protótipo.

Os protótipos serão desenvolvidos ao longo de um ano, sendo apresentados, em 2015, numa mostra, onde poderão estar presentes “‘business angels’ e fundos de capital de risco”, que poderão investir na materialização dos projetos.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa “quer proporcionar as melhores condições para que os protótipos cheguem ao mercado”, contou António Ferreira, frisando a “possibilidade dos projetos se transformarem em empresas”.

“O interesse do CEC é alavancar este tipo de sinergias entre entidades das duas regiões” e potenciar a “transferência de tecnologia e de saber das universidades para as empresas e empreendedores ibéricos”, disse.

As instituições envolvidas no projeto são a Universidade da Beira Interior, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca, Universidade de Leão, Universidade de Valladolid e a Universidade Pontifica de Salamanca.

O prazo de candidaturas termina a 17 de março.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE