Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

“Oh as casas” é o tema da 20ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 22-08-2017

“Partindo do verso e título de um dos poemas de Ruy Belo: “Oh as casas as casas as casas”, a Universidade de Coimbra (UC) já definiu o tema da sua 20ªSemana Cultural, que irá decorrerem 2018.

PUBLICIDADE

IMG_2874

“Oh as casas” é o tema escolhido para representar os vários momentos fortes que irão marcar a UC ao longo do próximo ano.

PUBLICIDADE

publicidade

2018 é o Ano Europeu do Património Cultural. A Universidade de Coimbra, Património Cultural por excelência reconhecido como sendo da Humanidade, assume na sua Semana Cultural essa ligação primordial aos edifícios que a receberam como casa.

«Uma Universidade é uma casa de conhecimento e, no caso da Universidade de Coimbra, a criação e transmissão desse conhecimento passou por várias casas que queremos lembrar e desfrutar nesta Semana Cultural», nota o Reitor da UC, João Gabriel Silva.

PUBLICIDADE

Também em 2018 acontece em Coimbra o maior evento polidesportivo de sempre em Portugal: os Jogos Europeus Universitários vão trazer uma dinâmica especial em julho. E «pensar em desporto faz-nos pensar no corpo também como uma casa: uma mente sã precisa de habitar um corpo são», salienta o Reitor.

Ainda em 2018, Coimbra acolhe a reunião intermédia do World Health Summit,dedicado a políticas globais de saúde, com particular atenção à prestação de cuidados de saúde em zonas de fronteira, onde as condições organizativas e sociais são difíceis.

O terceiro sentido de casa que «queremos sublinhar em 2018 é o da “casa comum”, como chamou o Papa Francisco ao planeta que habitamos na encíclica “Laudato Si”. A Terra que herdámos é, também, um património, um legado do qual urge cada vez mais tratar com cuidado e com a consciência do bem precioso que é», realça João Gabriel Silva.

«Propomos, então, três casas – casa-património, casa-corpo, casa-mundo – para uma Semana Cultural que (se) ocupe de muitas moradas», conclui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com