Universidade Sénior do Mondego inicia ano letivo

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 10-10-2017

 

PUBLICIDADE

A abertura formal da Universidade Sénior decorre hoje, 10 de outubro, no Centro Intergeracional Mondego.

15241323_219614131798213_3372181526736682149_n

PUBLICIDADE

Hoje, pelas 14:00 decorrerá a aula inaugural, com Cristina Cruz, Diretora da Universidade Sénior de Miranda do Corvo, seguindo-se uma aula aberta de TAI CHI, pela mão de João Álvaro. Às 16:00, há uma aula aberta de Envelhecimento Ativo com Carolina Mota. Dia termina com um lanche e convívio em que participarão os alunos da Universidade Sénior do Mondego e, também, alunos da Universidade Sénior de Miranda do Corvo.

Os alunos da Universidade Sénior do Mondego terão acesso a aulas nas disciplinas e temáticas de Cidadania, Conta-me Historias, Informática, Inglês, Literacia em Saúde, Património com História, Psicologia, Sociologia, Envelhecimento Ativo, sem esquecer o Clube de Leitura, a Ginástica, Pintura, Dança, Tai-chi, Música com Grupo de cordas, etc. O plano curricular integra, para além das atividades em sala de aula, visitas de estudo, trabalhos de campo e viagens socioeducativas.

PUBLICIDADE

publicidade

A Universidade Sénior do Mondego surge, em 2016, no contexto de aproveitamento das instalações do antigo Colégio São Martinho, contando na altura com o apoio de Ricardo Pocinho, especialista em envelhecimento ativo.

A Universidade Sénior do Mondego tem 66 alunos, e funciona junto das crianças e jovens, numa lógica de convívio intergerações.

A Universidade Sénior de Miranda do Corvo foi criada em 2005, no sentido de promover o envelhecimento ativo e a intergeracionalidade como forma de partilha de experiências. O ensino funciona em regime não formal, sem fins de certificação, e situa-se num contexto de formação ao longo da vida.

Proporciona aos alunos aulas de Inglês, Literatura, História das Religiões, História, Psicologia, Happy Café, Francês, Ioga, Tai Chi, Ginástica, Hidroginástica, Cavaquinhos, Grupo Coral e Dança. A frequência das aulas da Universidade Sénior é optativa, podendo cada aluno escolher as disciplinas que mais lhe interessam.

Dinamiza atividades sociais, culturais, educacionais, desportivas e de convívio, para pessoas com mais de 55 anos.

Tem 52 alunos. Promove o convívio cultural, incluindo viagens no país e no estrangeiro.

Abertura_Centro_Intergeracional_Mondego (87)

A Fundação ADFP adquiriu o pavilhão de exposição da Mognomóveis, em Fala, para ali instalar uma creche e pré-escola, valências que abriram as portas no ano letivo 2017/18.

Neste edifício, localizado perto da via rápida de Taveiro, ficou a funcionar também, a Universidade Sénior do Mondego, projeto também promovido pela ADFP.

A creche e pré-escola que se encontram a funcionar naquele pavilhão, foram adquiridas pela ADFP após a falência, há pouco mais de um ano, do Centro Social e Paroquial de S. Martinho.

Estas duas valências funcionaram durante o ano letivo passado nas instalações do antigo Colégio de São Martinho, em Fala, que fora também comprado pela Fundação ADFP, após a redução dos contratos de associação com o Estado.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE